Ednaldo Lavor apoia, vereador Mario Rodrigues a presidência da Câmara.

1888

As eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iguatu estão previstas para o dia 1º de janeiro. Articulações estão a todo vapor, vereadores novatos e os reeleitos chegaram o consenso à candidatura do vereador reeleito, Mario Rodrigues (PDT).

Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), se reuniu com os vereadores eleitos e reeleitos da base de seu governo, para anuncia as adesões dos vereadores, Pedro Lavor (PSDB) e Zilfran Ferreira (PSDB), ao seu grupo político e apoio a Mesa Diretora da Câmara.

ednaldo-e-novo-ver

De acordo com o Ednaldo Lavor, o vereador Mario Rodrigues foi escolhido pelos vereadores de base de seu governo e também das adesões de Pedro Lavor e Zilfran Ferreira e tem meu apoio “A disputa pela presidência tem que ser limpa e honesta. Não haverá mutretas e nem golpes” disse Ednaldo que acrescentou “Vou respeitar o poder legislativo. Os vereadores têm o trabalho de fiscalizar o Executivo, propor leis dentro da atribuição da Câmara, aprovar leis encaminhadas pelo Executivo. Não troco cargo por apoio”, destacou Ednaldo Lavor.

reuniao-ver-2

Sobre a imprensa

“Quero fazer uma gestão cooperada. Contribuir para a cidade. A imprensa tem que estar ao nosso lado, pois muitas nossas das iniciativas são pautadas por ela”, finalizou.

Câmara transparente

Caso se confirme sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara, Mario Rodrigues garantiu que seu mandato será transparente e a população terá acesso. “A meta é respeitar todos os Poderes constituídos, valorizar o Legislativo e trabalhar para que todos os vereadores sejam unidos. O vereador Mario Rodrigues não faz nada sozinho. Para todas as ações são necessárias ideias e força em conjunto que venha de interesse da comunidade” salientou.

rubenildo-1

O atual presidente do Legislativo de Iguatu, Rubenildo Cadeira (PRB), afirma que o diálogo entre os vereadores da base para definir a candidatura do grupo está sendo conduzido por Ednaldo Lavor de uma forma harmoniosa e com transparência. O parlamentar ainda disse estar à disposição do grupo, porém deve assumir uma secretaria de articulação politica e cidadania que vai ser criada pelo novo gestor. “O nome do vereador Mario Rodrigues chegou o consenso entre a base e também aos novos colegas parlamentares o experiente Pedro Lavor e Zilfran Ferreira, que vieram para somar com o grupo. Não temos vaidades pessoais” avaliou Rubenildo.

Eleição e posse

A eleição e posse dos vereadores acontecem dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Iguatu-CMI. O Legislativo Municipal de Iguatu é composto por 17 vereadores. O cargo de presidente é ocupado por meio de voto. Para obter maioria, é preciso o aval de 9 parlamentares.

reuniao-ver

 

Mesa

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara, com atribuições administrativas e executivas, estando composta da seguinte maneira:

Presidência, constituída pela reunião do Presidente, 1.º e 2.º Vice-Presidentes;

Secretaria, integrada pelo 1.º, 2.º e 3.º Secretários.

Cada membro da Mesa tem atribuições próprias e também pratica atos de direção, administração e execução das deliberações aprovadas pelo Plenário, na forma regimental.

O Presidente é o representante da Câmara, judicial ou extrajudicialmente, competindo-lhe dirigir seus trabalhos legislativos e serviços administrativos, e fiscalizar sua ordem e disciplina.

Base do governo Ednaldo Lavor

Vereadores que vão compor a base da situação a partir de janeiro: Mário Rodrigues (PDT), Marconi Filho (PROS), Vicente Reinaldo (PP), Diego Felipe (PHS), Jozias Lucas (PMN), Eudisvan (PHS), aderiu Pedro Lavor (PSDB) e Zilfran Ferreira (PSDB), além dos suplentes Joaquim Ribeiro (PDT), Romulo Fernandes (PDT).

Outras informações

A vereadora reeleita e próxima primeira-dama de Iguatu, Eliane Braz (PTB), vai assumir a secretária de assistência social, deixando sua vaga no legislativo para o primeiro suplente, vereador Joaquim Ribeiro e o vereador reeleito, Rubenildo Cadeira (PRB), vai assumir uma nova secretaria de políticas e cidadania que será criada pelo prefeito eleito Ednaldo Lavor.

A suplente, Cida Albuquerque (PCdoB), vai assumir a coordenação do Centro de Especialidades Odontológicas de Iguatu.

Outros vereadores devem aderir

Burburinhos ainda dão conta de que outros vereadores podem romper com o grupo do deputado Agenor Neto (PMDB) já nos próximos dias.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro