Dia Nacional do índio: Instituto Cigano do Brasil parabeniza os Povos Indígenas

150

Uma nação justa precisar saber amar, respeitar e cuidar de seus primeiros habitantes com toda dignidade.

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, parabeniza toda população indígena, através dos nossos parentes Tapebas de Caucaia/CE pelo Dia Nacional do índio comemorado neste domingo 19 de abril.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a essas crenças e tradições.

Juntos devemos olhar com carinho para as necessidades e demandas dos Povos Indígenas.

Os indígenas utilizam a natureza para curas medicinais, religiosas e artesanais, realizam também festas e cerimônias religiosas, dançam, cantam com os corpos pintados homenageando os espíritos da natureza e seus antepassados.

História do dia do índio

No Brasil anualmente no dia 19 de abril é comemorado o dia do índio, uma homenagem aqueles que tiveram uma grande influência na étnia da população brasileira e cultural, além disso, uma forma de conservar a cultura indígena.

A data foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas no ano de 1943, o dia do índio serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

Um dos primeiros habitantes no Brasil, os mais de duzentos povos indígenas hoje dominam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas, com hábitos e linguagens diferentes, com sua própria religião, cultura e costume, vivem da pesca, caça e agricultura

O ICB parabeniza todo o Povo Indígena por este dia e deixa registrado um enorme respeito por sua cultura e tradições.

Viva o Povo Indígena!!

ICB