Dia 21 de setembro é o dia da luta da pessoa com deficiência

1306

Dia 21 de setembro é o dia da luta da pessoa com deficiênciaDesde os primórdios, as lutas e batalhas eram sangrentas. Rivais cara a cara, ombro a ombro com suas armas; tacapes, espadas, massas pontiagudas, escudos, catapultas, com ou sem armaduras,com ou sem cavalos.

O tempo foi passando e se descobriu a pólvora; inimigos agora são garruchas, espingardas, revólveres e outros. Os índios se defendem com seu arco e flecha.

Uma luta bem desigual e por que não dizer covarde. Mas como cantava Cazuza o tempo não para, hoje em dia as batalhas são travadas apertando botões.

E a cada botão apertado lá vão os mísseis com seu grande poder de destruição; aviões invisíveis pilotados a distância com armas poderosíssimas.

Dia 21 de setembro é o dia da luta da pessoa com deficiência. Não era para ser assim! Enfrentamos inimigos com grande poder de destruição. São vorazes e impiedosos. Gengis Khan, Marco Antônio, o pirata de barba negra e até mesmo o nosso temível Virgulino Ferreira, o lampião não eram páreo para os politiqueiros que elegemos em todo o nosso amado Brasil.

Viver sem limites, um plano que era para dar oportunidade (ensino e capacitação) e dignidade (trabalho). Virou um grande bolo onde os politiqueiros se refestelam e cometem verdadeiras orgias com a verba destinada as escolas, a centros de treinamento e a todo tipo de acessibilidade. O exemplo disto é o centro de treinamento para cão guia.

Num país onde boa parte dos deficientes visuais não tem emprego, dignidade nem mesmo uma simples bengala guia; valores obscenos foram destinados para a construção destes centros. Acreditem esta verba já esta sendo desviada e sem nenhum escrúpulo.

Muito comum é desvio de equipamentos destinados a salas multifuncionais nas escolas e a centros de capacitação e treinamento direcionado ao atendimento educacional especializado.

Na minha ignorância, comparo os politiqueiros a Herodes. Foi o único personagem que achei com tamanha crueldade. Quando as prostitutas da política entram em ação desviando estas verbas, as quais reabilitariam crianças e adultos. Verbas que transformariam nossa cidade acessível, que podem profissionalizar pessoas com deficiência, lhes desenvolvendo o seu potencial, pois todo ser humano tem suas potencialidades.

O desvio das verbas e falta de políticas públicas efetivas estão transformando crianças e adultos em verdadeiros zumbis, mortos vivos.

Mortos para a informação, mortos para o direito de ir e vir, mortos por não conseguir a tão sonhada dignidade, mortos para a vida.

Mirem-se no exemplo de políticos que tem filhos com deficiência e elaboraram este plano…

Abram seus olhos, pois a pessoa com deficiência de amanhã  pode ser qualquer um. Melhor dizendo pode ser você o deficiente de amanhã, já que a maioria das  deficiências são adquirida e não de nascença.

Agora com muita fé e com toda minha vontade, convoco-os, para fazerem parte desta luta tão desigual e covarde. Unam-se as nossas associações. Não pelo que já conquistamos, mas sim pelas pessoas que estão em casa sem nenhuma perspectiva de vida. Sim pelas pessoas que estão entrando para  o mundo da deficiência por alguma doença genética, congênita, acidente ou por outro motivo.

Que possamos criar uma cidade justa para todos. Ajude-nos a fiscalizar. Ajude-nos a acabar com esta orgia, pois a sociedade é para todos, com ou sem deficiência.

Waldecir Andrade

Coordenador da Comissão de Políticas Pública  do Conselho

Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência – COEDRR

Cidadão e Cego