DGH esclarece assassinato de caseiro na região do Urubuzinho

804

A Polícia Civil efetuou na manhã desta sexta-feira, 26, a prisão preventiva de João dos Santos de Moreira, 21, na cidade de Iracema e encerra a investigação da morte do caseiro, Xavier Roberto da Silva, 62, morto com requintes de crueldades, no mês de março. O crime aconteceu na região do Urubuzinho, zona Rural de Boa Vista.

O delegado titular da Delegacia Geral de Homicídios (DGH), Juraci Rocha, disse que o corpo de Xavier da Silva foi encontrado no dia 07 de março, numa área de lavrado, carbonizado e devorado por animais.

Ele estava desaparecido e foi registrado boletim de ocorrência pelos familiares. Dois dias depois foi encontrado um corpo carbonizado, com uma motocicleta em cima do corpo, por agentes da DGH que já estava fazendo buscas para localizá-lo. Foi constatado depois que o corpo era de Xavier  da Silva.

O caseiro João dos Santos foi ouvido na tarde do dia 07 de março e disse para a Polícia que havia pedido que Xavier lhe comprasse uma caixa de cerveja e que depois de lhe ter sido entregue a bebida não o viu mais.

“Logo após encontrarmos o cadáver de Xavier já tínhamos o caseiro João como principal suspeito. Detalhamos as investigações, interrogamos o suspeito que, por sua vez, negou o crime. Entretanto, os indícios e as provas contra ele eram fortes, tais como o rastro de motocicleta em duplicidade, adentrando e saindo do sítio, onde morava João, um cabresto de cavalos encontrado a poucos metros do portão de entrada do sítio e marcas do corpo sendo arrastado saindo do portão principal do sítio até o local em que o corpo foi encontrado”, disse o delegado Juraci Rocha.

A confirmação de que João dos Santos foi o autor do crime surgiu um dias depois, quando o patrão dele, acompanhado de um policial do 1º DP, conversou com ele sobre o crime, indagando se era ou não o autor e, caso fosse que assumisse, pois a Polícia iria prendê-lo.

“Foi quando ele confessou a autoria do crime para o patrão. Ele foi levado ao 1º DP, onde o interrogamos pela segunda vez e João dos Santos detalhou como ocorreu o assassinato. Ele foi muito cruel, frio, inclusive enquanto confessava o crime, chegou a olhar para nossa câmera, pois foi tudo gravado e sorriu”, disse o delegado.

O CRIME – O acusado disse para a Polícia que era “amigo” da vítima e que ele tinha uma motoneta e o ajudava muito. Era Xavier da Silva quem sempre transportava a esposa de João dos Santos quando ela precisava visitar os pais em Iracema. Ele a trazia para Boa Vista para pegar um ônibus e a levava depois para o Sítio na região do Urubuzinho.

No dia do crime, o acusado disse que Xavier chegou ao sítio e ficaram conversando os três. João confessou que precisou sair para colocar comida para os porcos e retornou em seguida. Ao chegar a casa, encontrou a mulher gritando e trancada no quarto, dizendo que Xavier estava tentando agarrá-la à força.

“Ele disse que mandou Xavier ir embora, mas que ele não quis sair. Os dois discutiram e João dos Santos confessou que pegou uma faca e o esfaqueou por várias vezes, não lembrando quantos golpes aplicou”, disse.

O delegado observa que os detalhes contados pelo autor crime, logo após a morte de Xavier revelaram a frieza dele.

“João dos Santos disse que tirou o corpo da vítima do galpão, onde caiu morto, e lavou o local, pois havia muito sangue. Depois pegou a motoneta da vítima, colocou o corpo na parte da frente e pilotou o veículo até a porteira do sítio, uns 700 metros. Na porteira, segundo o acusado, como teve dificuldades para se equilibrar na motoneta com o corpo, amarrou os pés de Xavier com um cabresto de cavalo e o puxou pelo lavrado, na motoneta até o local em que foi encontrado. Ele pegou o combustível da motoneta, que foi colocada encima do corpo e ateou fogo”, disse o delegado.

Com todos os indícios, provas e confissão do acusado, o delegado decidiu representar por sua prisão. A Justiça decretou a prisão preventiva e na manhã de hoje o acusado foi preso no município de Iracema.

“Esse é mais um crime que esclarecemos pela Delegacia Geral de Homicídios e que concluímos com a prisão do infrator. Ele foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e com recursos que impossibilitou a defesa da vítima. João dos Santos será encaminhado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo”, disse o delegado.

Ascom:SESP-RR/foto:ilustrada