Demarcação Já: STF concede liminar suspendendo a reintegração de posse da área de retomada do Trilho.

2267

“Com essa nova decisão judicial, os Índios Tapebas poderão permanecer na área. O Portal RR se congratula com a atitude da ministra Carmem Lúcia em favor das 67 famílias e espera que a paz seja restabelecida a fim de prosseguir com seu trabalho de demarcação da terra indígena dos Tapebas” diz RR.

A presidenta do Supremo Tribunal Federal-(STF), ministra Carmem Lúcia concedeu liminar suspendendo a reintegração de posse impetrada pela Procuradoria Federal Especializada da FUNAI.

De acordo com Weibe Tapeba é uma grande conquista resultado da nossa resistência, “Ainda não é uma vitória consumada, mas é um grande passo rumo ao reconhecimento da nossa demarcação” destacou.

Gabriel Tapeba “Estamos com todas as nossas energias e vontade de lutar e resistir” definiu.

Ação Cautelar

Suspende a ordem para desocupar a área, onde vivem 67 famílias. A liminar suspende a reintegração até o julgamento da ação cautelar.

Liminar que ordena a reintegração

A Justiça expediu no dia 16/02, através da 3ª Vara da Justiça Federal no Ceará, uma liminar que ordena a reintegração de posse de uma área ocupada por 67 famílias Tapebas na comunidade do trilho. Autor da reintegração e manutenção de posse o juiz George Marmelstein Lima. Sendo autores da ação a STG-Construções Imobiliária LTDA e Cabatan Incorporadora SPE LTDA, que alegam serem proprietárias do terreno foram quem obteve a liminar pela reintegração.

Clima tenso

A reintegração de posse que estava marcada ente os dias 12 a 14 desse mês gerou clima de tensão na retomada. As famílias prometiam resistir à ação de reintegração de posse.

Autor/Foto: Rogério Ribeiro