Crimes em Umbaúba: Hoje dia (17/3) completa hoje três meses e Instituto Cigano do Brasil cobra agilidade

718

Preliminarmente, o Instituto Cigano do Brasil-ICB lamenta e se solidariza com os familiares dos policiais mortos, dos ciganos e dos moradores.

Os crimes em Umbaúba no dia 17 de dezembro, envolvendo ciganos e policias de Sergipe completa hoje três meses, e muita duvida na acusação contra os ciganos que estão presos e os que morreram além de dois moradores, Anderson Costa dos Santos e Robson Rafael da Silva terem sido mortos cruelmente por policiais segundo testemunha sem esboçar nenhuma reação, hoje não tem nenhum inquérito sobre esses dois inocentes.

O presidente do ICB, cigano Rogério Ribeiro vem acompanhando de perto todo o processo, inclusive solicitou apoio de várias  instituições, onde encaminhou relatório minucioso de toda as ações, “A história do ICB é de ampliação de liberdades e construção de oportunidades nos impõe a reafirmação permanente do nosso compromisso com a defesa dos Direitos e garantias Individuais e Coletivos, com o bem-estar dos Povos Ciganos e o repúdio a atos discriminatórios, racista de quaisquer naturezas” destacou o cigano.

Presidente do ICB, Cigano Rogério Ribeiro se reuniu com a cúpula da SSP/SE em 22/12/2020.

MORTOS NA CALÇADA

Segundo alguns moradores relataram que as vítimas Robson Rafael da Silva e Anderson Costa dos Santos, estavam numa calçada de uma casa, quando foram alvejados por arma de fogo por alguns policiais vindo a óbito no local, as informações é que esse fato aconteceu por volta das 18h da quinta feira (17/12/2020).

Cigano Rui estrangulado

As informações que recebemos primeiro é que, Rui Oliveira foi morto (por estrangulamento e tortura física na delegacia de Rio Real/BA, por policiais), e depois Alonso Oliveira e Marcony Gama Oliveira (pai e filho), Povoado Lage município de Itabaianinha (numa estrada vicinal acesso a Fazenda Nova-Próximo à caixa-d’água azul e uma casa de farinha), onde foram levados para Clinica Maria Dantas. Segundo algumas informações não teve confronto de tiros, os mesmos foram rendidos quando chegava numa moto, não esbouçaram nenhuma reação contra os policiais.

PRIMEIRAS PRISÕES

Na tarde de 17 de dezembro, foram detidos em Rio Real/BA, Sérgio Cordeiro de Oliveira, 36 anos; Gilmar Cordeiro Oliveira, 37; Dalvan de Oliveira, 31; Antônio Marcos de Oliveira, 42; Roberta Gama de Oliveira; 29; e Sueli Cordeiro, 49, na cidade de Rio Real.

Soltura provisória

No dia 13 de fevereiro a justiça concedeu o alvará de soltura de: Dalvan de Oliveira, Roberta Gama de Oliveira e Sueli Cordeiro.

Continua preso aguardando audiências: Sérgio Cordeiro de Oliveira, Gilmar Cordeiro Oliveira, Antônio e Marcos de Oliveira.

Precisamos de respostas  

Anderson Costa dos Santos e do Robson Rafael da Silva.

1) Apuração das circunstâncias das mortes dos ciganos  e apresentação dos laudos das perícias. OBS: temos uma foto do Rui Oliveira algemado na delegacia de Rio Real (BA) e depois morto. Segundo informações os CIGANOS Alonso de Oliveira e Marcony da Gama Oliveira foram colocados em sacos e sofreram espaçamento (verificar o laudo pericial se procede);

2) Apuração com imparcialidade e com rigor sobre as agressões cometidas por policiais nas abordagens dentro das casas das ciganas e na rua. Conforme as denúncias, mulheres, crianças e adolescentes e um caseiro de um cigano foram vítimas de agressões físicas e verbais durante a operação policial;

3) Promoção de cursos para agentes de segurança com foco na melhoria de abordagem policial nas comunidades ciganas, que são vulnerabilizadas por práticas preconceituosas e violentas por agentes das forças de segurança;

4) Durante a formação dos policiais (civil, militar e guarda metropolitano) na academia ter a disciplina Povos e Comunidades tradicionais PCts; 9) Apuração das circunstâncias das prisões. Como foi a remoção dos Ciganos detidos em Rio Real pra Aracaju? Quantos veículos e quem estava em cada veículo?

5) Como foi a apreensão do Marcone Gama Oliveira e Alonso Oliveira?

6) Quem levou os corpos do Alonso e Marcone para o IML e o do Rui Oliveira??

7) Teve perícia nos locais das mortes do Alonso Oliveira, Marcony Gama Oliveira e do Rui Oliveira?

8) Maiores esclarecimentos sobre a morte dos inocentes Anderson Costa dos Santos e do Robson Rafael da Silva (mortos numa calçada de uma casa em Umbaúba) .

Autor/ASCOM ICB/FOTO; DIVULGAÇÃO.