Conheça dez temperos que afastam doenças

1164

5773Dicas são do terapeuta e culinarista Ayurveda, Glendha Kreutzer

As especiarias são ingredientes fundamentais na culinária indiana, tanto por seu sabor quanto por suas propriedades curativas. Confira os benefícios para a saúde de 10 delas, segundo a orientação da Terapeuta e Culinarista Ayurveda, Glendha Kreutzer.

Açafrão-da-terra (Curcuma longa)

Informações terapêuticas: É purificador do sangue e do fígado e ajuda a baixar níveis altos de colesterol no sangue. Possui propriedades anti-inflamatórias e tem sido usado em tratamentos naturais para a artrite.

Uso Prático: O pó do açafrão da terra deixa os pratos com uma linda cor dourada e proporciona um sabor agradável para pratos com vegetais, por exemplo, um refogado de abobrinha, caldos, arroz e pães.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Informações terapêuticas: É estimulante, anti-inflamatório, antioxidante e ajuda a eliminar ácido úrico. Ele facilita a menstruação e é bom para dores de cabeça. Tônico do sistema nervoso e cardíaco, harmoniza e fortifica o coração, acalma a mente e as emoções e é indicado para diabéticos.

Uso Prático: Pode ser usado em cozimentos longos. É uma erva forte e seu aroma penetra lentamente nos alimentos. Fresco ou seco pode ser utilizado em pães, ensopados, batatas, peixes, molhos e omeletes.

Alho (Allium sativum)

Informações terapêuticas: Ele é estimulante, aquecedor, reduz toxinas, fortifica o sistema imunitário e o sistema cardiovascular. É considerado antibiótico, anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, ajudando a diminuir o desenvolvimento de vírus, bactérias e fungos. Pode ajudar a reduzir o nível de colesterol e também é indicado para os que sofrem de hipertensão. Pode ser usado como um medicamento preventivo para a artrite. As mulheres grávidas devem evita-lo.

Uso Prático: É um bom antídoto para comidas frias e cruas, como, por exemplo, uma salada de abacate. Um dente de alho por dia é uma quantidade adequada para adicionar à sua dieta. O alho como medicamento deve ser ingerido cru para manter suas propriedades curativas bem ativas.

Canela (Cinnamomum zeylanicum)

Informações terapêuticas: Ela promove a circulação e é boa para extremidades frias. O chá de canela é indicado para cólicas e promove a menstruação e aumenta a fertilidade. Não é recomendada durante a gravidez e pode agravar problemas hemorrágicos. O chá de canela alivia dores de cabeça devido a resfriados, febre e fadiga. É também boa para constipações, congestão e indigestão.

Uso Prático: A canela é principalmente utilizada como antídoto do açúcar e das frutas. Vai bem com maçãs, bananas e peras. É usada para aromatizar café, chás e chocolates. Acrescente uma pitada de cardamomo, canela e cravo no leite para ajudar na sua digestão.

Cardamomo (Elettaria cardamomum)

Informações terapêuticas: Promove a digestão, ajuda a regular o metabolismo do açúcar e previne a formação de muco. É bom para náuseas, arroto, vômito, diarreia, problemas no intestino e gastrite, pois regula a quantidade de acidez no estômago. É uma das poucas especiarias indicada na gravidez pois ajuda a acalmar o feto. Pode ser usado tranquilamente para crianças, para uma leve dor de estômago, com efeito semelhante ao da camomila. Ele promove a circulação e é indicado para os cantores, pois melhora a voz.

Uso Prático: O cardamomo é uma semente aromática e pode ser utilizada em pratos salgados e doces. Funciona como antídoto dos lacticínios, acrescente uma colher pequena do pó de cardamomo no leite ou no iogurte. Também é antídoto de qualquer alimento frio ou doce, como as bananas, tortas e sorvetes. Entre os árabes, utiliza-se algumas sementes no café para perfumar e tirar a acidez. Mascar as sementes de cardamomo após a refeição é digestivo e ajuda a manter um bom hálito. É usado em arroz e massas. Misturado com um pouco de gengibre pode ser útil nos enjoos matinais da gravidez.

Coentro (semente)

Informações terapêuticas: É indicado para as constipações, gripes e condições de sangue tóxico. Eles melhoram a visão e são bons para infecções dos olhos. Ele também auxilia na limpeza e descongestionamento do fígado e são bons para amenizar hiperacidez, azia e refluxo (neste caso deve ser ingerida após a refeição). As folhas de coentro frescas são principalmente utilizadas para neutralizar os efeitos das comidas quentes e especiarias picantes devido ao efeito refrescante.

Uso Prático: Utiliza-se as folhas e as sementes. É geralmente usado no preparo de legumes à grega, tortas salgadas, feijões e sopas.

Cominho

Informações terapêuticas: Os cominhos combatem os gases, ajudam na digestão e são bons para os efeitos dos excessos de comida, dores e dilatação abdominais.

Uso Prático: É geralmente usado no preparo de feijões, lentilhas e ervilhas, repolhos, molhos de tomate e cogumelos.

Manjericão (Ocimum Basilicum)

Informações terapêuticas: É analgésico, antidepressivo e diurético. Bom para gripes, estagnação, dores no corpo, sobretudo tomado com mel. Pode ajudar a baixar quase qualquer tipo de febre. Ele limpa o intestino grosso, facilita a menstruação e ajuda a aumentar o leite das lactantes.

Uso Prático: Muito apreciado pelos italianos nos molhos de tomate, massa, berinjelas, abobrinhas, cogumelos, sopas e queijos. Ingrediente principal do molho pesto.

Noz-moscada

Informações terapêuticas: A noz-moscada é específica para a diarreia e má absorção. É um sedativo eficaz para dores abdominais, dismenorreia e insônia. Em geral, é a especiaria mais sedativa e pode tratar muitos problemas mentais, incluindo nervosismo, ansiedade e histeria, sobretudo preparada numa decocção com leite.

Uso Prático: Para um sono profundo acrescente no leite uma pitada do pó de cardamomo, uma pitada de noz moscada, açúcar mascavo ou mel e tome antes de deitar, a noz moscada intensifica o efeito relaxante do leite.

Gengibre (Zingiber Officinale)

Informações terapêuticas: O gengibre é muito conhecido por seus efeitos sobre os sistemas digestivo, respiratório e imunológico. Na medicina ayurveda ele é considerado como remédio universal. Quando utilizado seco é mais quente e mais estimulante para a digestão, circulação e expectorante. Fresco, é diurético e alivia tosses, febres e enjoo. Estimula o apetite e melhora a indigestão. Além disso, o gengibre emagrece, é termogênico e combate a gripe.

Uso prático: É vendido fresco ou seco, o fresco tem o aroma mais intenso e pode ser cortado bem fininho ou ralado. Costuma dar sabor a pratos exóticos, também em sucos, chás e leite. Na terapia ayurveda o chá é muito utilizado nos programas de desintoxicação.