Congresso discute melhorias na educação e valorização dos profissionais

527

Construção Coletiva da Escola e a Valorização dos Profissionais da Educação. É com esse tema que o SINTER realiza a partir desta quarta-feira, 29 de maio, o XII Congresso dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima. O evento acontece até sexta-feira, 31, no Norte Shopping Hotel. A expectativa é reunir pelo menos dois mil trabalhadores em educação.
Segundo o diretor geral do Sinter, professor Josinaldo Barbosa, o Congresso é a instância máxima da categoria e é lá que os trabalhadores discutem assuntos pertinentes à melhoria da qualidade da educação em Roraima, bem como, melhores condições para o exercício da profissão.
O credenciamento inicia às 08h30 e se estende até às 18h30, com intervalo de duas horas de almoço. A abertura do evento será às 19h, no auditório do hotel.
Logo após a cerimônia de abertura, acontece a palestra “Construção Coletiva da Escola e a Valorização dos Profissionais da Educação”, com o Prof. Dr. Pedro Augusto Herks Menin, da UFRR. Logo após haverá um debate e, em seguida, a leitura e aprovação do Regimento Interno.
As atividades serão retomadas no dia 30, quinta-feira, com uma série de palestras. A primeira tem como tema “Identidade dos Profissionais em Educação”, e será ministrada pela Profª. Drª. Gilvete de Lima Gabrie, da UFRR. A segunda, ainda pela manhã, traz como tema “Saúde do Profissional em Educação”, com a Profª. Drª. Fernanda Ax Wilhelm, também da UFRR.
Na parte da tarde, mais duas palestras. Às 14h, a primeira, como o tema “Valorização Profissional dos Técnicos Educacionais”, com Edmilson Ramos Camargos, Lamparina, Coordenador Nacional do DEFE, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Às 15h30, acontece a palestra: “Profissionais em Educação: Desafios e Perspectivas na Atualidade”, com o Prof. Dr. Edison Riultiro Oyama, da UFRR.
na sexta-feira, 31, último dai do evento, será ministrada a palestra “Gestão Democrática e Reestruturação do Poder na Escola”, com o Prof. Dr. Vitor Henrique Paro, da Universidade de São Paulo (USP), seguida de um debate.
A parte da tarde será destinada para pautas específicas do Sindicato como prestação de contas e discussão sobre o Estatuto da entidade.
À noite, serão feitos os encaminhamentos finais e a votação das propostas feitas no Congresso.
Programação
Quarta-feira – 29
8h às 12h; 14h às 18h – Credenciamento (Norte Shopping Hotel)
19h – Abertura oficial
19h20 – Palavra das entidades sindicais
20h – Palestra: “Construção Coletiva da Escola e Valorização dos Profissionais em Educação” (Prof. Dr. Pedro Augusto Herks Menin – UFRR)
21h20 – Debate
21h30 – Aprovação do Regimento
Quinta-feira – 30
8h – Apresentação cultural
8h30 – Palestra: “Identidade dos Profissionais em Educação” (Profª. Drª. Gilvete de Lima Gabriel – UFRR)
Mediador: Josinaldo Barboza Bezerra (Diretor do SINTER)
Cronometrista: Ornildo Roberto (Diretor do SINTER)
9h30 – Debate
10h – Palestra: “Saúde do Profissional em Educação” (Profª. Drª. Fernanda Ax Wilhelm – UFRR)
Mediador: Josa Barbosa da Silva (Diretor do SINTER)
Cronometrista: Rosicleide Pereira de Araújo (Diretora do SINTER)
11h30 – Debate
12h – Intervalo para o almoço
14h – Palestra: “Valorização Profissional dos Técnicos Educacionais (Edmilson Ramos Camargos, Lamparina, Coordenador Nacional do DEFE – CNTE)
Mediador: Michel Souza Nogueira (Diretor do SINTER)
Cronometrista: Francisco Edízio Marculino (Diretor do SINTER)
15h – Debate
15h30 – Palestra: “Profissionais em Educação: Desafios e Perspectivas na Atualidade” (Prof. Dr. Edison Riultiro  Oyama – UFRR)
16h30 – Debate
Mediador: Marcondes Baptista Araújo (Diretor do SINTER)
Cronometrista: Manoel Messias F. da Silva (Diretor do SINTER)
17h – Plano de luta
Sexta-feira – 31
8h – Apresentação cultural
8h30 – Palestra: “Gestão Democrática e Reestruturação do Poder na Escola” (Prof. Dr. Vitor Henrique Paro – USP)
11h – Debate
12h – Intervalo para o almoço
14h – Prestação de contas.
15h 30 – Discussão sobre o Estatuto do SINTER
Mediadores: Josinaldo Barboza Bezerra e Ornildo Roberto (Diretores do SINTER)
21h – Encaminhamentos finais
22h – Encerramento do XII Congresso

Ascom: SINTER/foto: ilustrada