Comissão do Selo Unicef de Caucaia debate com jovens “a importância da mulher na política”

453

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (21/8) um importante momento de debate envolvendo os membros dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas). Os jovens prestigiaram a audiência pública “A participação das mulheres nos espaços políticos.”

O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Caucaia e contou com a presença da primeira-dama do município, deputada estadual Erika Amorim, que atuou como articuladora do Selo Unicef na cidade. “É um momento engrandecedor. Nos enche de orgulho ver que os adolescentes estão atentos e interessados com relação aos seus direitos; estão mais questionadores. Trazer a discussão do papel da mulher na política é tocar em um assunto que deve ser pauta constante. As perguntas que foram levantadas hoje mostram que os jovens estão, de fato, participando mais ativamente de assuntos tão importantes”, comentou a parlamentar.

Telma Diógenes, atual articuladora do Selo Unicef em Caucaia, chamou a atenção para a composição do Legislativo Municipal. “Embora em Caucaia mais de 50% da população seja feminina, nós só temos seis vereadoras mulheres nos representando na Câmara. É o momento de refletirmos sobre isso. E é nosso dever envolver os jovens nessas discussões”, pontuou ela, que também é subsecretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Representando o Nuca do distrito de Sítios Novos, Sirlânia Araújo frisou que momentos como a audiência pública de hoje “estimulam os jovens a participarem de forma mais ativa nas políticas públicas”. “A gente acredita que pode contribuir muito com essas discussões e ter um tema como esse, que é sobre o nosso papel enquanto mulher, nossa representatividade, nos estimula a buscar a ter mais voz, mais espaço. Participo com orgulho dessa audiência”, comemorou a jovem, aluna da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Alice Moreira de Oliveira.

A audiência pública contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Esporte e Juventude (Sejuv), Educação (SME), Administração, Recursos Humanos, Segurança Urbana e Tecnologia (Sead), Saúde (SMS) e SDS, e dos vereadores Germana Sales, Priscila Menezes, Fábio Herlândio, Natécia Campos, Léo do Zé Almir e Dimas.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom