Com 150 escolas reformadas, Caucaia segue com plano de revitalização do pátio escolar municipal

59

Cachoeira dos Paulinos, São Miguel Novo, Araturi, Santa Rosa, Sítios Novos. Essas estão entre as últimas localidades contempladas pelo Plano de Revitalização do Pátio Escolar, promovido pela Prefeitura de Caucaia. Desde 2021, já foram 150 escolas beneficiadas. As intervenções contemplam desde reparos de pequeno e médio porte a grandes reformas e até mesmo ampliações.

Atualmente, cerca de oito escolas estão com grandes obras de reforma e/ou ampliação em andamento. Uma delas é o CEI Gilda Braga, no Parque Potira II. As obras desta unidade escolar se encontram em 80% de seu total, e devem estar concluídas até o final de Maio deste ano. Por se tratar de uma unidade de grande importância para a região, a Secretaria de Infraestrutura de Caucaia (SEINFRA) realizou a intervenção em duas etapas. Na primeira, realizou a ampliação da unidade, que ganhou seis novas salas com banheiro infantil, casa de gás, pátio coberto, refeitório, rampa, estacionamento, cozinha, chuveirão, pátio ao ar livre e área de serviço. Agora, os trabalhos se concentram na estruturação do espaço que já existia, com a reforma de 04 salas de aula, administração e banheiros.

“Esse plano de revitalização do nosso pátio escolar, juntamente com a distribuição dos tablets para todos os alunos do ensino fundamental no município, foi uma das primeiras medidas que tomamos ao iniciarmos o nosso mandato, ainda na época da pandemia. Estamos entregando reformas reais, e estruturas dignas, para que nossos alunos tenham um ambiente escolar adequado, seguro e confortável”, disse Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

As reformas beneficiam também os profissionais, que têm uma estrutura mais propícia para o desenvolvimento de suas atividades. “A reforma e ampliação do CEI Gilda Braga é um sonho que está prestes a se realizar. Atualmente estou como coordenadora, mas sou professora desta instituição desde 2017 e a considero o meu segundo lar. Por isso, o entusiasmo, a alegria e principalmente a esperança tomam conta não só de mim, mas de toda comunidade escolar”, disse Carol Mendes, coordenadora pedagógica no CEI GIlda Braga.

Entre as escolas atualmente em reforma estão: Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (CIDI), no Marechal Rondon, EEIEF Osmar Diogenes Pinheiro, no Conjunto Metropolitano, EEIEF Mariana de Miranda Firmeza, na Jarandragoeira, EEIEF Aluizio Pereira Lima, no Bom Princípio, EEIEF Osmira Eduardo de Castro, no Genipabu, entre outras. Ainda de acordo com a SEINFRA, pelo menos mais 16 escolas devem contar com reforma a serem iniciadas ainda este ano.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom