A qualificação profissional é um mecanismo efetivo para reintegração social dos internos do sistema prisional do Estado do Ceará.
A Rede Brasileira dos Povos Ciganos -RBPC vem monitorando os ciganos que estão no sistema prisional do Ceará e nessa perspectiva solicitando que os ciganos internos do sistema prisional do Estado do Ceará participem de cursos profissionalizantes.
De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, “O preconceito e o medo de empregar uma pessoa que cometeu um crime e ficou na prisão ainda são muito grandes, ainda mais sendo um cigano. Porém esses cursos são meios de transformar a vida dessas pessoas, a fim de que elas possam voltar ao mercado de trabalho e a ter a possibilidade de uma vida digna e monta seu próprio negócio” destacou o presidente da RBPC.
Parcerias
Para o cigano Rogério Ribeiro “Essas parcerias Governo do estado do Ceará, com o SENAI/FIEC e com o projeto Transformando Vidas, é de extrema importância, pois visa a ressocialização dos detentos, contribuindo para sua reintegração à sociedade por meio do trabalho e proporcionando a aquisição de uma nova profissão” afirmou.
A esperança
É gratificante ver a esperança de cada um deles em trilhar novos caminhos através da capacitação. O objetivo é a reintegração à sociedade após o cumprimento da pena.
Dignidade da pessoa humana
Em relação ao princípio da dignidade da pessoa humana, este previsto no artigo 1º, III, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, enfatiza que todos devem ser tratados de maneira igualitária e de forma digna, conforme dispõe a lei.
Esquecidos nos presídios
Entretanto, muitos apenados acabam esquecidos nos presídios, em virtude do abandono familiar, não tendo assim, um alicerce. E como já vivem em um ambiente, no qual o tratamento é desumano e ainda sem ajuda da família, acabam estes muitas vezes se tornando pessoas piores do que já eram antes mesmo de estarem presos. Por isso, a importância da ressocialização do preso.
Os cursos
Os cursos contam com carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. No curso de pintura de obras, os alunos passam por aulas teóricas e práticas desde a preparação de superfícies, conhecimentos técnicos de medição, textura, acessórios para pintura, cuidados e problemas comuns de pintura, dentre outros.
O curso de pintura
Está incluso a tinta e as tintas estão usando para pintar a unidade. Ou seja, economia pro Estado, remição de pena e capacitação profissional pro interno. Isso mostra que a capacitação, a educação e o trabalho estão reinando dentro do sistema.
Cabeleireiro
Nas unidades do sistema prisional, os presos recebem capacitação profissional para cortar cabelo masculino e design de barba, com carga horária de 80 horas por cada qualificação.
Senai
O projeto do SENAI Ceará nas penitenciárias começou em 2019 e, desde então, 12.030 vagas já foram preenchidas em 601 turmas abertas em diferentes cursos de qualificação, entre eles, Construção Civil; Metalmecânica; Alimentos; Madeira e Mobiliário; Refrigeração; Automotiva; Panificação e Vestuário.
A função principal do Senai é formar profissionais qualificados para a indústria e o mercado de trabalho. cursos profissionalizantes, de diferentes áreas, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
FIEC
O Sistema FIEC é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro Internacional de Negócios e está presente em Fortaleza e em municípios importantes da Região Metropolitana, Região Norte, Vale do Jaguaribe e Cariri.
O objetivo do Sistema FIEC é representar os interesses dos industriais do Ceará e atender as suas demandas de saúde e qualidade de vida do trabalhador; formação e qualificação profissional para a indústria; serviços técnicos e tecnológicos especializados; incentivo à inovação e educação executiva.
Transformando Vidas
O projeto tem por objetivo desenvolver cursos de qualificação profissional a jovens de 15 a 29 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo estas, (Prestação de Serviço à Comunidade, Liberdade Assistida, Semi- Liberdade e Interno), apenados e egressos do Sistema Socioeducativo, Prisional e Adictos em tratamento.
Agradecimentos
A RBPC, através de sua diretoria e dos coordenadores, vem externa seus agradecimentos e parabenizar a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, Secretaria da Proteção Social (SPS), SENAI, FIEC, o projeto Transformando Vidas e o Instituto Maria da Hora – IMH.
Autor/Ascom-RBPC/Fotos: divulgação