Canteiros centrais – Prefeitura de Boa Vista investe na manutenção e ornamentação de plantas

2322

_RotatóriasBoa Vista é conhecida por ser uma cidade arborizada e com muitas áreas verdes. O cuidado com esses espaços, ocupado por plantas nativas e ornamentais, é feito diariamente por duas equipes da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas que atendem todos os bairros.

Só este ano, já foram plantadas 1.662 mudas de árvores nativas como ipês, oitis e copaíbas, além de 65 metros quadrados de grama. Para desenvolver as atividades as equipes utilizam mini tratores, roçadeiras e caminhões que fazem o transporte dos galhos e a retirada do lixo. O serviço inclui ainda a poda de árvores, roçado dos canteiros e o plantio de flores como onze horas, zinnias, vincas e gold marys.

As espécies utilizadas são mais resistentes e se adaptam bem ao clima da cidade. Outra vantagem é o intervalo entre as manutenções que são realizadas a cada dois meses. Atendendo ao conceito de sustentabilidade, a grama cortada é reutilizada como adubo orgânico nos canteiros. De acordo com a prefeita Teresa Surita, este é um serviço que faz parte do processo de mudança na capital. “É um novo cenário que esta sendo construído aos poucos. Precisamos que a população colabore, preservando limpos os locais onde as equipes já passaram e principalmente, não arrancando as mudas de flores plantadas”, afirmou.

Além de ajudar a preservação do meio ambiente, o plantio de árvores ajuda a minimizar alagamentos reduzindo a quantidade de água que chega em bueiros. A inclusão de áreas verdes nos meios urbanos aumenta a umidade do ar diminuindo os problemas respiratórios, reduz a poluição sonora e atmosférica além de combater o efeito estufa. Espaços como Germano Augusto Sampaio bairro Pintolândia, Praça do Mirandinha, e Mané Garrincha, já foram beneficiadas com a ação. O serviço de manutenção doscanteiros foi realizado nas avenidas São Joaquim, Parimé Brasil, Via das Flores, Getúlio Vargas e Ville Roy.

SECOM: PMBV