Câmara do Comércio dos Materiais de Construção discute o uso da Inteligência Artificial no setor

97

A Fecomércio Ceará, por meio de sua Câmara do Comércio dos Materiais de Construção (CMC), reuniu empresários, gestores e representantes de empresas de setores distintos em uma palestra sobre as ações inovadoras para o segmento de material de construção, como o uso imediato da Inteligência Artificial no atacado e varejo, promovida pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac).

Na ocasião, o presidente do CMC, Lavanery Campos, abordou o impacto da inteligência artificial no setor, ressaltando que, apesar das transformações aceleradas trazidas pela tecnologia, o fator humano continua essencial para garantir a adaptabilidade e a evolução do mercado.

“A inteligência artificial está cada vez mais presente em ferramentas, processos e sistemas tecnológicos, e o empresário precisa saber utilizá-la de forma estratégica e segura. Além disso, o elemento humano é essencial, não apenas nas relações comerciais, mas também nas interações sociais e culturais”, disse Lavanery Campos. De acordo com ele, Inteligência Artificial nivela pequenos comerciantes com grandes empresas, permitindo-lhes competir de forma estratégica.

O vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, destacou a importância de estar atento às questões de segurança no uso da inteligência artificial e das tecnologias. Ele ressaltou que o sistema
Fecomércio e o Sebrae Ceará têm avançado na implementação de processos, sistemas de controle e análises de custos, compras, estoques, planejamento e gestão, sempre com foco na segurança e proteção de dados.

Presente na reunião, o presidente da Acomac, Carlito Lira, destacou a posição estratégica de Fortaleza e do Ceará no cenário da construção civil e do comércio de materiais de construção no Brasil. Ele ressaltou a presença de empresas locais tradicionais, como Acal e Normatel, além de outros players nacionais e internacionais, o que traz visibilidade e novas oportunidades de negócios para o Estado. Além disso, apresentou o calendário de eventos para 2025, incluindo a Expoconstruir Nordeste, que acontecerá no mês de agosto no Centro de Eventos do Ceará, um evento importante para estreitar ainda mais essas oportunidades.

Autor: Da redação com ascom/foto:ascom