Arte e Cultura – 5º Festival das Araras acontece de 4 a 6 de outubro em Boa Vista

1301

festival das ararasAs lendas, mitos e tradições do extremo Norte do Brasil são os destaques do 5º Festival das Araras, que acontece de 4 a 6 de outubro na área externa da Vila Olímpica, no bairro Pintolândia. Criado em 2008, a festa faz parte do calendário oficial de Boa Vista.

O evento receberá investimentos da Prefeitura Municipal e da FETEC para se tornar uma festa de destaque regional e, gradativamente, alcançar reconhecimento nacional e internacional. “Precisamos valorizar a história do nosso povo e vamos transformar o Festival das Araras em mais um atrativo cultural e turístico de Boa Vista, realizando um evento diferente de tudo que já foi feito antes”, ressaltou a Prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

As atrações principais do festival são os grupos Arara Azul e Arara Vermelha, que disputam o troféu Kiari, mostrando ao público elementos da tradição indígena de Roraima e da fronteira. O evento, que se assemelha ao Festival de Parintins, adquiriu contornos regionais, tornou-se um espetáculo único no Brasil e ganhou personagens com nomes na língua materna do povo Macuxi. Nessa proposta criativa, o Pajé virou Piasãn, a Cunhã Poranga é Emanon, porta-estandarte é chamada de Iurî Eponen e a Rainha do Folclore é Kari Tepusen. “As tradições indígenas são muito presentes nos movimentos artísticos locais. Boa Vista recebe pessoas de todos os cantos do país e essa mistura caracteriza a rica diversidade cultural que só é encontrada aqui”, afirmou a prefeita.

Para o Festival, a Prefeitura irá organizar uma grande estrutura com arquibancadas para público e torcida, barracas e locais destinados aos ambulantes, potencializando a geração de renda. A programação inclui ainda shows musicais com bandas e artistas locais. O evento terá palco, tablado e tendas para atuação dos integrantes dos programas sociais, além de uma decoração que destaca as belezas naturais e o potencial cultural indígena.

Secom: PMBV