Aprovado: A RBPC indica projeto que “Institui o Dia Estadual da Mulher Cigana Cearense.”

132

A Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, indicou para a deputada Gabriella Aguiar o projeto que “Institui o Dia Estadual da Mulher Cigana Cearense.”  E nesta quarta-feira (8/05), o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou o projeto apresentado pela  deputada Gabriella Aguiar PL 02/24 que institui o Dia Estadual da Mulher Cigana Cearense no Calendário Oficial do Estado do Ceará.

O “DIA ESTADUAL DA MULHER CIGANA CEARENSE” comemorado anualmente todo dia 27 de dezembro, a data faz referência à morte da cigana, Maria Aparecida Pereira dos Santos (27/12/2021), nascida em 23/07/1983, no município Limoeiro do Norte, deixou esposo, quatro filhos e seis netos, ela fazia parte da comunidade cigana do Barroso-Fortaleza, desde 1975.

A filha da homenageada, Cigana Karina “A gente recebe com muito carinho e gratidão esta homenagem por parte da nossa RBPC, gratidão pelo respeito que a deputada Gabriella Aguiar e sua família tem pelos ciganos e também agradecer   a todos os deputados e deputadas pela aprovação do projeto que homenageia minha mãe e todas as mulheres cearenses” destacou a Calin Karina.

A cigana Karina esta de roupa vermelha

A RBPC, através do seu presidente, cigano Rogério Ribeiro, da vice-presidente, cigana Shoraya Guerra, de toda diretoria e coordenadores,  agradecem a deputada Gabriella Aguiar pelo comprometimento e esforços pela aprovação do PL e a assembleia legislativa do Ceará, agora é aguarda a sanção do governador Elmano de Freitas.

Infelizmente, as Mulheres Ciganas ainda é alvo de práticas racistas e discriminatórias além de estar, em sua maioria, em uma situação socioeconômica marginalizada, sendo as Mulheres Ciganas uma das que mais sofrem desigualdade no Brasil. As Mulheres Ciganas estão sujeitas a outras vulnerabilidades relacionadas ao acesso à educação, à saúde, a espaços institucionais, situações de violência, dentre outras.

Artigo 1º Fica instituído o “DIA ESTADUAL DA MULHER CIGANA CEARENSE” a ser comemorado anualmente no dia 27 de dezembro e que seja incluído no Calendário Oficial de eventos.

I- Campanhas sobre a cultura cigana e educativas permanentes sobre a discriminação, assédio e violências contra as Mulheres Ciganas e ações que favoreçam a desconstrução dos mitos e estereótipos relacionadas às Mulheres Ciganas;

Autor/fotos: Ascom/RBPC