Os moradores do Abrigo Estadual de Idosos receberam nesta sexta-feira (20), a visita de alunos da Pré-escola Sol da Manhã, unidade de ensino da Associação das donas de casa do bairro Mecejana. Dezessete crianças, com idade entre 4 e cinco anos, desenvolveram uma programação de leitura diversificada.
O momento foi de interação com fábulas contadas pelos alunos, que participam do projeto de contação de histórias da instituição de ensino, além dos idosos que também fizeram leitura de algumas histórias para as crianças.
O objetivo desta prática é contribuir para o processo de desenvolvimento individual dos alunos, principalmente, nas relações sociais em espaços fora do ambiente escolar. Além de incentivar a leitura e transmitir valores que determinam atitudes éticas, possibilitando a melhor convivência.
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta a atividade proporcionou a troca de experiências entre duas gerações. “A ação teve resultados tão positivos que vamos inseri-la na rotina do Abrigo. A literatura infantil trouxe um pouco de imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa para os nossos idosos”, disse.
Reconhecendo a importância da literatura e a influência das crianças para a formação do hábito de ler na terceira idade, a atividade vai ser desenvolvida duas vezes ao mês. O trabalho tem como intuito a realização de atividades em grupo, envolvendo crianças e idosos, no intuito de fomentar a comunicação intergeracional através da utilização de livros de literatura infantil.
UNIDADE – O Abrigo Estadual de Idosos, vinculado as secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), oferece o serviço de acolhimento institucional de longa permanência, a idosos que perderam o vínculo com a família e não possuem condições de prover a própria subsistência. A Unidade abriga 40 idosos, que são acompanhados, 24 horas, por uma equipe multiprofissional composta por mais de 100 servidores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cozinheiros e sociogeriatras.
Ascom: SETRABES