Representantes da escola Camilo Dias no Parlamento Jovem são escolhidos

1341

_EleiçãoA vaga de suplente ficou com a aluna Renata Mirela e Larissa Pantoja foi eleita com 30 votos para representar a escola na vaga de deputada jovem

Nesta quinta-feira, 19, os estudantes da Escola Estadual Camilo Dias, localizada no bairro Liberdade, escolheram os seus representantes para participar do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Seis alunos no 3º ano se candidataram ao cargo de deputado jovem e suplente. Após a apresentação das propostas, os estudantes participaram de uma eleição para definir quem participará do programa. Os ‘eleitores’ depositaram suas cédulas em uma urna de pano, simulando uma das formas de votação antes das urnas eletrônicas.

A aluna Larissa Pantoja apresentou como proposta o investimento em cursos que ofereçam aos estudantes experiências profissionais. “A ideia é que isso conte como experiência quando os alunos ingressarem no mercado de trabalho, na hora de buscar um emprego”, destacou.

A outra candidata, a aluna Aline Silva, baseou suas propostas na melhoria estrutural da escola para benefício dos estudantes. O único homem a se candidatar, Heike Leite disse aos colegas que vai dialogar com os gestores para resolver o problema das instalações elétricas possibilitando a climatização das salas de aula.

A aluna Giovana Raffaela prometeu buscar melhorias para os estudantes e ainda promover melhorias na comunidade onde a escola está inclusa. A estudante Shirlene Ketlem Araújo apresentou como proposta a implantação de projetos de informática para os alunos se qualificarem.

Já a estudante Renata Mirela disse que pretende vivenciar o dia-a-dia de um deputado no Parlamento Jovem para repassar aos colegas. “Eles são muito criticados porque as pessoas não conhecem suas atividades do dia-a-dia. Pretendo mostrar para a escola a responsabilidade de um parlamentar”, detalhou Mirela.

Com base nas propostas apresentadas por todos os candidatos, a eleição foi realizada. A vaga de suplente ficou com a aluna Renata Mirela e Larissa Pantoja foi eleita com 30 votos para representar a escola na vaga de deputada jovem.

O PROJETO – A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), realiza em 24 escolas da rede pública estadual eleições para a seleção dos estudantes que participarão do projeto ‘Parlamento Jovem 2013’.

O objetivo do projeto é propor a vivência do processo democrático, mediante participação dos estudantes em uma jornada parlamentar na ALE/RR. É um programa de cunho social que visa mostrar o papel do Legislativo como necessário e vital para a sociedade democrática.

O público alvo são alunos que estejam frequentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio. O número de representantes será proporcional ao número de deputados estaduais que compõem a ALE/RR. Cada deputado jovem eleito terá como suplente o segundo mais votado e ambos serão acompanhados por um deputado estadual da Assembleia e sua assessoria.

 

Secom/ALE-RR/ Foto: Nenzinho Soares