Abandono e descaso – Grande Jurema em Caucaia entregue ao lixo e buracos

1279

A saúde pública está em risco, uma vez que os caucaienses dividem os espaços das calçadas com lixo, que está espalhado por toda parte, o que mostra também, que a coleta não vem sendo feita adequadamente.

Na região da grande Jurema em Caucaia que liga os bairros: Metrópole, Arianópoles, Araturi e Jurema, os buracos e o lixo, se proliferam por todos os cantos, testemunham que, além de mal dirigida, Caucaia está nas mãos de um prefeito irresponsável.

Manter a cidade limpa para eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população que são algumas das atribuições da Prefeitura Municipal de Caucaia.

lixo-caucauia-2

Comerciante pede providencia

Um comerciante que preferiu não se identificar disse: “Estou muito triste, pois não enfeitei a fachada da minha loja, com a situação que se encontra a rua na frente da minha empresa ficamos sem motivos para se quer manter o espirito natalino, lamentável”. Disse. Nos anos anteriores e em administrações passadas não foi diferente, o município vive os mesmos dramas, nada e feito para que a população possa ter um fim de ano mais agradável.

Naumi Amorim

naumi-prenario

 

O prefeito eleito de Caucaia Naumi Amorim (PMB) garantiu que seus primeiro dias de governo vai criar uma força tarefa para fazer a limpeza das ruas do município e também uma operação tapa-buraco, porém a saúde vai ser prioridade “Caucaia está abandonada e triste, mas queremos fazer o possível para deixar o município bonito, organizado ainda na primeira semana de mandato” assegurou o prefeito eleito.

 

 

Tchau Washington

Os moradores do município sofrem com o desprezo e a negligência que a atual gestão está tendo com o município. Situação se agravou depois que o atual prefeito, Washington Gois, não conseguiu eleger seu sucesso, Eduardo Pessoa (PSDB).

E como dizem os moradores da cidade “é por isso que Naumi Amorim ganhou a eleição mesmo depois de sofrer todas as difamações contra ele imputadas.”.

Animais fazem a festa

Em tempos atuais o que se vê pelas ruas são amontoados de lixo, onde acontecem momentos de transtornos, devido à ausência da retirada desse lixo.

“Mas de quem é a culpa, de fato?”

Mas a culpa é dos porcos é dos cachorros. Mas onde está também a fiscalização para recolher os animais das ruas?!”

animais-faz-a-festa

Serviço deferia ser eficiente

Para que o serviço de coleta de lixo domiciliar e comercial em Caucaia seja ainda mais eficiente, é importante que os moradores e comerciantes respeitem as regras e sigam as orientações de como acondicionar o material que é descartado.

A prefeitura de Caucaia deveria intensifica uma campanha educativa com a população sobre o lixo, além de cumprir com os horários das coletas de lixo, pois esses serviços vêm sofrendo há anos segundo os moradores.

Esses problemas têm solução?

Há no Estado do Ceará excelentes urbanistas, geógrafos, historiadores, engenheiros e demais profissionais envolvidos com os problemas da cidade e dos seus habitantes. O poder público pode reuni-los para debater sobre o espaço urbano junto com os políticos e a população e definir qual a cidade em que queremos viver nos próximos anos.

A acumulação de sujeira é inevitável, faz parte do mundo atual e não para de crescer e se multiplicar, com novos e problemáticos ingredientes. Às toneladas de garrafas, sacolas e embalagens de plástico descartadas todos os dias vieram se somar, mais recentemente, placas, teclados e outros componentes de computadores, impressoras, celulares e demais exemplares de uma nova categoria, o lixo eletrônico, ou e-lixo.

lixo-em-cauacauia

A lei

Desde a promulgação da Lei Federal 12.305/2010, cidades de todos os Estados do país correm contra o tempo para se enquadrarem na Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos (PRNS).  O prazo inicial era o término do ano 2014, porém, os municípios conseguiram mais um fôlego, foi prorrogada pelo Senado com prazos escalonados que variam de 2018 a 2021.

A PRNS determina ações como a extinção de lixões que devem ser substituídos por aterros sanitários. Esses aterros devem seguir regras rígidas de implantação e manutenção, a fim de evitar a contaminação do solo e afluentes. O chorume que é o líquido liberado pela decomposição do lixo deverá ser tratado, e a liberação do gás metano pela decomposição do lixo, terá que ser queimado.

 Autor/Fotos: Rogério Ribeiro