Na manhã desta terça-feira (11/06), o presidente da Rede Brasileira dos Povos Ciganos -RBPC, cigano Rogério Ribeiro se reuniu com a Juíza titular da Vara do Júri de Caruaru, Dra. Mirella Patrício da Costa Neiva e entregou alguns projetos e propostas para as comunidades ciganas e para o sistema penitenciário de Pernambuco, a magistrada ficou de analisa as propostas.
As propostas também foram encaminhadas para o Promotor de Justiça Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (CAOP Cidadania – MPPE), Dr. Fabiano de Melo Pessoa.
“O projeto vai ajuda a resgatar a autoestima dos presos por meio de valores éticos, moral, disciplina e trabalho, possibilitando oportunidade de reinserção no mercado”, RBPC.
O projeto
O projeto “Andando sobre rodas e praticando a cidadania” – (ASROPRACI) que dispõe sobre a destinação de bicicletas apreendidas pelas Policias Civil e Militar do Estado de Pernambuco, para produção e comercialização de equipamentos hospitalares e para Pessoas com Deficiência.
A importância de qualificar os presos e os egressos afasta-os da ociosidade, reduzindo suas penas e oferecendo uma possibilidade de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho, após o cumprimento de suas penas. “Esse é um momento ímpar para o sistema prisional do estado de Pernambuco.
Projeto Drabi Livre-PDL
Projeto “Drabi Livre- PDL nas praças do Estado de Pernambuco”, para a sua apreciação.
Art. 1º Esta lei dispõe sobre o Projeto Drabi Livre-PDL, leitura de mãos por ciganas nas praças no estado do Ceará e estabelece seus objetivos, princípios e instrumentos.
Parágrafo único: A Leitura de Mão Cigana é muito mais do que uma adivinhação, ela mistura a arte da previsão com a minuciosidade que somente a cultura cigana carrega em desvendar as mais diversas mensagens do destino.
Algumas propostas
Proposta para a Criação da Delegacia de Crimes Raciais, aos Delitos de Intolerância Religiosa ou por Orientação Sexual – DECRADIRE. Ou DICRADIROS;
Implantação do Banco Estadual de Monitoramento e cadastro de prisões dos Ciganos (as);
Participação dos Ciganos no Conselho Estadual de Segurança Pública;
Implantação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg);
Criar e distribuir para a população cartilhas que ofereçam orientação sobre a formalização de denúncias de preconceito e discriminação racial,
Autor/foto: Ascom-RBPC