Realizar o combate às drogas na forma de prevenção é uma das metas da equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) que vem realizando palestras para advertir jovens, adolescentes e crianças sobre o perigo das drogas. Somente neste ano, 60 traficantes foram presos na Capital.
De acordo com informações do palestrante e delegado titular da DRE, Fernando Bruno, é muito comum receber informações dos gestores da atuação de traficantes nas proximidades das escolas oferecendo drogas aos alunos, o que o motivou a realizar esse trabalho de prevenção.
Duas escolas na Capital já receberam os trabalhos realizados pela DRE, como a Escola Estadual Professora Conceição da Costa e Silva e a Escola SESC Roraima.
Durantes a ação é apresentado à comunidade escolar os principais problemas que enfrentam um usuário de drogas tanto na questão de saúde, quanto moral e social perante a família, a sociedade e até questões mais drásticas, quando a pessoa entra no mundo do crime para alimentar o vício.
“É importante que esses jovens sejam advertidos para quando se depararem com alguma situação que envolvam drogas, saibam como reagir e denunciar. Mesmo com os trabalhos diários é importante dar continuidade as palestras realizadas nas escolas. É uma forma de gerar uma maior aproximação e estabelecer uma relação de confiança entre a Polícia e a comunidade escolar”, disse o Delegado Fernando Bruno.
Além de orientar os jovens para que não caiam em “ciladas” e venham ser vítimas de traficantes, o delegado destacou que há um agravante previsto em Lei para as pessoas que vendem drogas nas proximidades das escolas.
Somente neste ano, a equipe da DRE efetuou a prisão de 60 traficantes e várias frentes de investigações estão em andamento para coibir a atuação do tráfico na Capital.
O delegado destacou que no mês de setembro, foi intensificado o enfrentamento ao tráfico e de uma mesma quadrilha foram presos dez traficantes, dentre eles uma empresária e apreendidos três carros, duas motocicletas, quatro armas de fogo (todas calibre 38), munições (também do calibre 38), aproximadamente oito quilos de drogas, grande parte cocaína e outros objetos provenientes de enriquecimento ilícito.
“O combate ao tráfico de drogas vem se fortalecendo e, paralelamente, a DRE vem contribuindo com ações preventivas. As escolas tanto públicas como particulares, que se interessarem em obter as palestras podem solicitá-las por meio de ofício enviado a DRE e assim será agendado o trabalho com os gestores”, disse o delegado.
Ascom: SESP-RR/foto: ilustrada