“Esses jovens serão agentes de transformação social”
O projeto “Parlamento Jovem”, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis) definiu na manhã desta segunda-feira, 14, o sorteio dos 24 estudantes selecionados para acompanhar a vivência dos deputados estaduais. No plenarinho da ALE, os estudantes das escolas públicas que participam do projeto, acompanharam o sorteio para dar início a terceira etapa do evento. A primeira etapa foi a definição dos alunos por meio de votação nas escolas e em seguida, o conhecimento do papel do Legislativo.
“Esses alunos serão agentes de transformação social. É exatamente isso que o projeto propõe: a vivência do processo democrático, mediante participação dos estudantes em uma jornada parlamentar na ALE. É um programa de cunho social que visa mostrar o papel do Legislativo como necessário e vital para a sociedade democrática”, explicou a deputada Ângela Águida Portella (PSC), presidente da Escolegis.
Alunos – Os alunos eleitos são regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. O número de representantes será proporcional ao número de deputados estaduais que compõem a ALE/RR. Cada deputado jovem eleito terá como suplente o segundo mais votado e ambos serão acompanhados por um deputado estadual da Assembleia e sua assessoria.
Yamille Mesquita foi a aluna eleita na Escola Ana Libória. Aos 16 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio, Yamille já conhece bem a rotina parlamentar.
“É um passo importante que daremos agora, pois sabemos da responsabilidade de um parlamentar. Vamos mostrar que a classe juvenil tem consciência da importância da política no Estado. Criar leis e fiscalizar as ações do governo são ações importantes que nossos deputados estaduais devem cumprir e acompanhando essa vivência, iremos aprender cada vez mais”, destacou Yamille, aluna sorteada para acompanhar a rotina do deputado Chicão da Silveira (PDT).
Os estudantes terão cinco dias para conhecer a rotina do deputado no desempenho de suas funções. “O trâmite das proposições apresentadas pelos alunos vai acontecer de acordo com o regimento interno da Assembleia”, explicou Ângela.
Seocm/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano