A presidente da Comissão Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Ação Social, deputada Angela Águida (PSC) realizando o acolhimento aos servidores na Casa
A Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 14, a campanha ‘Outubro Rosa’.
Trata-se de uma ação realizada internacionalmente, cujo nome remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação popular, empresas e entidades voltadas à causa.
No primeiro dia, a mobilização iniciou com o acolhimento aos servidores do Legislativo, marcada com a entrega de um broche no formato do laço rosa e panfletos informativos a respeito da doença e prevenção.
“É uma campanha de conscientização muito importante e temos o dever de despertar nas mulheres que é necessário que se torne uma rotina o exame de mama, e após aos quarenta anos que seja feito de forma anual. É importante lembrar que o câncer em 95% dos casos, quando diagnosticado prematuramente tem cura e não podemos esquecer que os homens também estão sujeitos a ter essa doença”, explica.
Outro momento considerado um dos pontos mais marcantes do ‘Outubro Rosa’ será o encerramento da campanha, que acontecerá no final do mês com ‘Abraço Rosa’, em que todos o envolvidos na ação darão as mãos ao redor da Praça do Centro Cívico como forma de chamar a atenção do poder público.
“A Liga Roraimense de Câncer, por meio da médica, Magnólia Rocha está a frente da campanha que tem uma luta tradicional com respeito à prevenção e combate a essa doença no estado. E graças a Deus ela vem conseguindo importantes adesões, pois além da Assembleia, temos o Governo de Roraima, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR), Conselho Regional de Medicina (CRM/RR), entre outros parceiros unidos nessa grande ação”, ressaltou a deputada.
População aprova iniciativa
Um acolhimento bem diferente aos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e aos visitantes marcou o primeiro dia de mobilização da campanha ‘Outubro Rosa’ na recepção da Casa.
Broches e informativos sobre a ação de prevenção e combate ao câncer de mama foram entregues a todos eles pela deputada Ángela Águida e voluntários da mobilização.
O consultor Judicial da ALE-RR, Lourenço Júnior foi um dos servidores acolhido. Ele destacou a campanha como importante para prevenir e detectar a doença de forma precoce. “Minha mãe também foi vítima desta mazela, mas graças a Deus está bem e fazendo periodicamente os exames de rotina. É uma ação que merece total atenção e apoio”, enfatizou o servidor.
A jornalista e Assessora de Comunicação, Hozana de Oliveira afirma que a mobilização organizada pela Casa Legislativa ‘deveria servir de exemplo para outros órgãos públicos’, já que se trata de um assunto que envolve a saúde. “O câncer tem tratamento e cura, caso sejam detectados na sua fase inicial, porém as pessoas devem ter conhecimento disso. E a Assembleia Legislativa de Roraima está de parabéns pela iniciativa, esclarecendo a população sobre esse tema”, concluiu a jornalista.
No dia, 16, a campanha de combate ao câncer terá continuidade com um ciclo de palestras organizado pela Liga Roraimense de Combate ao Câncer voltadas para os servidores do Legislativo que acontecerá no plenário Valério Magalhães e contará com exposições voltadas ao tema da campanha.
Já no dia 21 será realizado também pela Liga de Combate ao Câncer um treinamento para os Agentes de Saúde do Municipais para atuar nas residências no sentido de esclarecer os moradores e buscar informações sobre os casos da doença na capital.
A mobilização conta também com o apoio da Escola do Legislativo (Escolegis), do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), da Diretoria de Relações Institucionais e do Centro de Apoio às Câmaras (CAC).
Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano