Biometria: ampliação de cartório da 5ª ZE garante maior conforto ao eleitor

833

 biometriaVisando dar mais conforto ao eleitor roraimense, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ampliou o local de atendimento na 5ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Av. Nazaré Filgueiras, 2077, no bairro Pintolândia. A partir de agora, um maior número de eleitores poderá aguardar atendimento em ambiente refrigerado, com cadeiras à disposição do público.

 

O final de semana foi de muito trabalho para os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação. Eles montaram os equipamentos de coleta de impressões digitais e de fotografia no galpão de armazenamento de urnas eletrônicas, um anexo da 5ª Zona Eleitoral, até então subutilizado, aguardando condicionadores de ar com capacidade suficiente para refrigerar o ambiente.

 

Após a aquisição e instalação de três centrais de ar, a equipe técnica iniciou o trabalho de estruturação elétrica para receber computadores, impressoras e os kits biométricos. Agora, o recadastramento eleitoral biométrico é feito em dois ambientes: ao chegar, o eleitor adquire uma senha e é encaminhado para atendentes que fazem a atualização dos seus dados biográficos, atualização de endereço, local de votação, transferência (se for o caso), coleta e digitalização da assinatura.

 

Depois de concluso o primeiro atendimento, o cidadão é encaminhado para o ambiente 2, no qual será fotografado e terá coletadas as digitais dos 10 dedos das mãos.  Na sequência o eleitor é encaminhado para a ilha de impressão, onde receberá seu novo título de eleitor. Todo o procedimento dura em média de 10 a 15 minutos.

 

“O atendimento hoje está muito mais rápido e confortável para o eleitor. Nossa equipe vem trabalhando há meses para criar a infraestrutura necessária para podermos utilizar este segundo ambiente, que possibilita mais conforto térmico para os eleitores”, disse Hermenegildo D´Avila, secretário de Tecnologia da Informação.

 

Números

Até às 15h desta segunda-feira (07/10), 140.302 mil eleitores já fizeram o recadastramento eleitoral biométrico na capital. Ainda faltam 43.990, ou seja, 23,97% para totalizar 100% do público votante. No entanto, a meta imposta pelo

 

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologar o município de Boa Vista como apto a realizar eleições com identificação biométrica é recadastrar 80% dos eleitores. Neste contexto, o TRE-RR está com 76,13%, faltando pouco mais de 7 mil eleitores para conseguir atingir o percentual necessário.

 

Baixa Procura

Na tarde desta segunda-feira, o movimento nas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais foi muito baixo. Pouco mais de 200 atendimentos em cada cartório, quando a média, antes da prorrogação, era de 1500 atendimentos/dia.