Instituto Cigano do Brasil-ICB e SENAR iniciam curso de tratorista em Pindoretama

1262

Curso para tratoristas é o primeiro de uma série que irá qualificar produtores de Pindoretama.

 Em mais uma iniciativa do Instituto Cigano do Brasil-ICB, em parceria com o Sindicato Rural de Cascavel, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a prefeitura de Pindoretama iniciou nesta segunda-feira (18/01) o Curso de Tratorista, voltado para o aprendizado, à regulamentação e capacitação dos participantes que conduzem o maquinário. O curso está sendo ministrado pelo instrutor Paulo Pinto, com a participação de ciganos, povos de terreiro e a comunidade.

O presidente do ICB, cigano Rogério Ribeiro, destacou que os participantes saem preparados, “Esta é uma qualificação que certifica o operador de máquina com o reconhecimento do Senar, além de garantir mais uma renda e aperfeiçoar os mesmo na prática de conduzir os maquinários no suporte das atividades” lembrou o cigano.

De acordo com o instrutor do Senar, Paulo Pinto, “O curso é completo com 48 horas aulas teóricas e práticas, e trata inclusive das questões legais, abordando tudo que uma pessoa precisa ter para operar um trator” disse o instrutor.

Vale lembrar que o curso de tratorista foi uma solicitação do vereador cigano, Nego Bom, que ressaltou o esforço do ICB que vem sendo feito para garantir os cursos mais solicitados pela população de Pindoretama.

Pai Geildon, está participando do curso, “Dirigir um trator não é como um carro é uma máquina mais complexa que exige mais do condutor. Esse curso é muito importante para aperfeiçoar as pessoas que vão operar essas máquinas” disse.

Prestigiando o curso

O inicio do curso foi prestigiado pelo presidente do ICB, cigano Rogério Ribeiro, deputado federal, Dr.Jaziel, o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, o vereador Nego Bom, o engenheiro agrônomo, Evandro Matos e a coordenadora do ICB, a cigana Telma. Na oportunidade todos os presentes expressaram a importância do curso e da parceria do ICB, com o Senar e a prefeitura de Pindoretama.

O curso

 Operador de Tratores Agrícolas, aprender técnicas para operar o trator corretamente, conhecer os procedimentos corretos de regulagem e operação de cada implemento agrícola.

Abordagens como diagnósticos de falhas no funcionamento do trator, regulagem de implementos, segurança na operação, manutenção diária, operação com implementos, entre outras, foram esclarecidas pelo Instrutor Paulo Pinto do SENAR.

Período

No período de 18 a 23 de janeiro, no Patrius 2.

Autor/Fotos: Ascom/ICB