Prefeitura de Amajari realizou a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.

795

O município de Amajari foi palco, nesta quarta feira (17/07), da 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, representando o prefeito Moacir Mota (PR), o Secretário de Educação, Gilson Veras, abriu a Conferência, com o tema “Resíduos Sólidos”. O objetivo principal do evento foi ouvir a sociedade além de procurar soluções para os entraves na gestão do lixo.

O prefeito Moacir Mota e a primeira dama Gleyce Moraes, por outros compromissos inadiáveis em Boa Vista, inclusive na FUNASA, não participaram da solenidade de abertura.

Durante a manhã, palestras foram ministradas pelo representante da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima – FEMARH-RR, Richard Marcelo.

O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, Ciências e Tecnologia juntamente com a coordenadora de políticas ambientais da pasta, Chaguinha Soares.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ítalo Sobral, a Conferência é o instrumento adequado para discutir um assunto comum, apresentar reivindicações e dividir a responsabilidade sobre o que fazer com resíduos sólidos que a população produz. “É urgente que façamos o manejo apropriado do lixo e, mais ainda, é necessário que eduquemos e treinemos a sociedade para que o coloque nos dias e horários adequados”, disse o secretário.

Na ocasião, o representante do prefeito ressaltou que a cidade foi uma das primeiras no Estado a implementar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e ganhou da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) o selo de município turístico por ser um forte atrativo para o ecoturismo. “O objetivo é tiramos o lixão que existe no município e assim livrar os moradores da mazela de conviver com o lixo. O descarte correto desses resíduos ainda é um assunto que é prioridade nessa gestão. Esta conferência está sendo importante para encontrarmos novos métodos e idéias para o descarte do lixo”, afirmou Gilson.

No final do evento foram aprovadas por votação as propostas. Além disso, foram escolhidos os 16 delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Meio Ambiente que acontecerá ainda neste ano.

Ascom/prefeitura de Amajari com Amajari Revela/foto: Isaias Amaral.