Incentivar e melhorar o esporte sempre foi um dos compromissos da prefeita Teresa Surita. Pensando nisso a Prefeitura realizou na tarde de sexta feira (7), uma palestra sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Participaram do evento 50 pessoas, entre empresários do ramo, atletas, dirigentes de federações, associações, clubes esportivos, além de representantes de prefeituras do interior.
O objetivo foi esclarecer os procedimentos sobre a apresentação de projetos para captação e utilização de recursos por meio da lei. Para o técnico em educação física Admilson Nascimento a ação é essencial para o conhecimento dos profissionais da área. “A palestra foi importante para que nossos dirigentes possam gerenciar o esporte com mais qualidade. Ainda estamos distante da realidade nacional e essa capacitação vem trazer mais conhecimento além de mostrar aos nossos empresários, a importância de investir no esporte”, disse.
A coordenadora geral da Lei de Incentivo ao Esporte, Ivone Cogo, participou do encontro e ajudou a esclarecer as dúvidas sobre a lei. Segundo o superintendente de Esporte da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), João Tambor, o entendimento da lei contribuirá para o desenvolvimento do esporte em Boa Vista. “Temos atletas quem tem capacidade de competir em qualquer lugar do país. A palestra veio para tirar as dúvidas e fazer com que Boa Vista e outros Municípios de Roraima possam ser contemplados com recursos federais”, afirmou João.
A lei nº 11.438/06 de Incentivo ao Esporte, atende três tipos de desportos: o participativo, que engloba todas as formas de eventos esportivos, como por exemplo, os torneios; o educacional, que é voltado para área social, de inclusão por meio do esporte, como é o caso de escolinhas de futebol de bairro; e o de alto rendimento, destinado aos atletas que vão participar de Olimpíadas.
Secom/foto:PMBV