CAMPANHA: Crianças do bairro Sílvio Leite recebem serviços de saúde

983

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta terça-feira (21), as ações da campanha nacional para diagnóstico da hanseníase, geohelmintíase (verminose) e tracoma na escola Municipal Amazona de Oliveira Monteiro, localizada na rua C-35, no bairro Silvio Leite.  Cerca de 600 alunos serão examinados, além dos 130 profissionais que compõem o quadro de servidores da escola. A campanha segue até a sexta-feira (24).

Caso seja diagnosticada alguma das três doenças, as crianças, profissionais e familiares receberão o devido tratamento. Esta é a terceira escola visitada pelas equipes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. O exame será realizado em todas as crianças de 5 a 14 anos, devidamente autorizadas pelos pais. “Na escola Amazonas tivemos um número de rejeição muito grande, nossa intenção é levar a saúde à comunidade, mas para garantir que todos sejam beneficiados precisamos da colaboração dos pais”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes.

As crianças passam por três etapas de exames. A primeira é para o diagnóstico do tracoma, uma doença que atinge os olhos, causada pela bactéria chlamydia trachomatis e que pode levar à cegueira. Por ser uma doença de fácil transmissão, se a criança for diagnosticada, os familiares serão chamados para fazer os exames também.

Os alunos também tomam um remédio para tratar as verminoses. Por fim, as crianças são examinadas para o diagnóstico da hanseníase. Todas as possíveis doenças serão tratadas pelas equipes. “Ficamos muito satisfeitos em receber esta campanha na nossa escola, pois além dos alunos nós também seremos beneficiados com a ação. Nossas crianças necessitam desse acompanhamento de saúde e agora estão recebendo”, disse a gestora da escola Amazonas, Elis Regina Queiroz.

Ascom/ PMBV Foto: Jackson Souza