DISTRITO INDUSTRIAL – Falta de segurança é discutida na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo.

502

O grupo de trabalho criado para buscar medidas que solucionem a falta de segurança enfrentada pelos empresários do Distrito Industrial se reuniu nessa quarta-feira (15) na Sala de Reuniões da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR).

Representantes de diversos órgãos ligados ao setor industrial e outros com atribuição na segurança pública estiveram presentes na reunião realizada pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, presidida pelo deputado Brito Bezerra (PP). Os deputados Ivo Som e Jean Frank (PMN) também participaram.

O empresário Alessandro da Silva, que representou os demais investidores do Distrito Industrial, apresentou a problemática aos presentes. As empresas têm sido alvos constantes de assaltos. Para tentar inibir a ação, os empresários têm investido alto em sistemas de segurança.

“Eu mesmo gastei R$10 mil na instalação de câmeras na minha empresa. A insegurança é grande. Não temos a resposta necessária do setor público então temos que investir em segurança o que poderia estar sendo destinado a compra de mais equipamentos, contratação de pessoal e até mesmo na organização para receber com mais conforto nossos clientes”, disse.

A proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) de os empresários arcarem com a aquisição e instalação de filmadoras e o sinal dessas câmeras ser interligado por meio de fibra ótica ao sistema do setor público para o monitoramento foi discutida durante a reunião.

“Nós fomos procurados pelos empresários anteriormente a essa reunião e propusemos essa parceria. O Distrito Industrial é uma área privada e teria que existir segurança orgânica das empresas, mas o custo é mais alto do que se houver essa parceria com o sistema público”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Sá Cavalcante.

A criação de um projeto para buscar junto a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) convênio para a aquisição e instalação do circuito de câmeras no Distrito Industrial tem sido trabalhada pelo grupo.

“A falta de segurança é uma das principais demandas de todo o estado. A classe empresarial demandou através da Comissão sobre o assunto e nós estamos junto da Suframa, Sefaz, Sesp e outros órgãos trabalhando no sentido de instalar câmeras no Distrito Industrial e nas áreas de grande fluxo comercial para inibir assaltos”, explicou o deputado Brito Bezerra.

Segundo o parlamentar, a Comissão tem trabalhado no sentido de buscar mais segurança para essas áreas para que os empresários continuem gerando emprego e renda no estado. Outros problemas como a deficiência na coleta de lixo, limpeza e iluminação das ruas do Distrito Industrial tem sido discutidas, com o apoio do vereador Edilberto Veras, no âmbito municipal.

Secom/ALE-RR/ Foto: Abraão Borges