Vários deputados usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em sessão ordinária desta quarta-feira, 15, para fazer uma reflexão sobre a atuação do parlamentar em favor da sociedade.
O deputado George Melo (PSDB) iniciou o discurso demonstrando preocupação com relação às bases políticas existentes na Casa, que muitas vezes, segundo explicou acaba colaborando para a desunião dos pares. “É importante que todos tenham a consciência sobre as atividades exercidas no parlamento e façam prevalecer o amadurecimento. Divergências existem em qualquer governo, assim como o grupo de oposição e situação. Porém é necessário que tenhamos maturidade para discernir sobre o nosso trabalho que deve estar de comum acordo com os interesses da população”, ressaltou George.
O deputado Ivo Som também reforçou em seu discurso pedindo para que os colegas parlamentares tomem maior cautela na hora de fazer acusações contra o governo. Ele também falou da necessidade da Casa aprovar o PL do deputado Jânio Xingu.
O líder do governo na ALE-RR, deputado Célio Wanderley (DEM) disse em seu discurso que o parlamentar tem o dever de diferenciar os assuntos de caráter político com os de cunho pessoal. Na oportunidade, ele sugeriu a Comissão de Educação do Legislativo, que busque apoio político com a bancada federal para a formalização de um convênio para unificar o transporte escolar no estado.
Demonstrando preocupação em torno do andamento das atividades parlamentares do Legislativo, a Aurelina Medeiros (PSDB) também fez reflexões sobre a função do Legislador em Roraima. “A obrigação de um deputado é a mesma para todos, seja ela da base de oposição quanto da situação. O ato de fiscalizar compete a cada um de nós, porém não podemos usar a tribuna para fazermos deste Poder um local de agressões, vaias e outras situações constrangedoras. É necessário que tenhamos mais consciência”, aconselhou Aurelina.
O presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra encerrou o seu pronunciamento na tribuna pedindo mais união entre os pares. Na oportunidade ele falou sobre a experiência de ser parlamentar, já que acumula a sexta legislatura na Casa. “Tenho um respeito muito grande por este Poder e muitas vezes fico entristecido quando vejo alguma divergência entre colegas. Não podemos esquecer que temos um trabalho muito bonito a ser feito e devemos buscar o que é melhor para sociedade”, finalizou o presidente.
Ascom/ ALE-RR Foto: Alfredo Maia