Como parte das ações da Caravana Norte, a Prefeitura de Boa Vista realizou na manhã desta terça feira (7), uma caminhada contra o trabalho infantil para sensibilizar a população sobre a necessidade de combater essa prática.
A caminhada teve participação de alunos de cinco escolas municipais e integrantes dos programas sociais da Prefeitura. Os integrantes percorreram o Centro Cívico de Boa Vista com cartazes e faixas da campanha.
Para a secretária municipal de Gestão Social, Edileusa Gomes, as ações da Caravana são importantes para mobilizar o poder público e a sociedade na luta contra a violação dos direitos infantojuvenis. “A Prefeitura desenvolve projetos sociais de enfrentamento à situações de trabalho infantojuvenil. Essa mobilização vem despertar a importância da participação social na luta contra o trabalho infantil”, afirmou a secretária.
A estudante Juliana Carolina, de 13 anos, participou da caminhada. Na opinião da adolescente, a sociedade precisa apoiar e denunciar as situações que envolvem a utilização de mão de obra infantil. “É preciso que as pessoas olhem pra nós como crianças e adolescentes e não como adultos. Essa mobilização é essencial para que as pessoas entendam que criança tem que ser estudar e brincar”, disse.
Compromisso – Nesta segunda-feira (6), a prefeita Teresa Surita assinou o Termo de Compromisso para a erradicação do trabalho infantil no município de Boa Vista. O documento apresenta uma série de metas para garantir a proteção especial às crianças. Teresa se comprometeu a desenvolver ações que atendam as metas do termo para combater o trabalho infantil na capital.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Roraima ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de exploração de crianças e adolescentes. Boa Vista é o município com o maior número de crianças e adolescentes em situação de trabalho.