Os presidentes ainda ressaltaram a possibilidade da proliferação de doenças, como a dengue devido grandes poças d’água nas ruas da cidade com larvas do mosquito.
Na noite desta terça-feira (30), presidentes de associações de bairros se reuniram na escola municipal professora Delacir de Melo Lima, no bairro Centenário.
De acordo com os presidentes das associações de bairros, as dificuldades são as mesmas: a falta do poder público nos bairros, a falta de pavimentação asfáltica, prédios públicos abandonados, a falta de manutenção nas escolas e nos prédios públicos.
O presidente da associação de moradores do bairro Centenário, Andre Santiago, lembrou. “Algumas emendas parlamentares estão no papel, exemplo de uma delas foi à emenda da ex- deputada federal Maria Helena Veronese, para infraestrutura do bairro Centenário que até hoje não saiu do papel.
A presidente da associação de moradores do bairro Aracelis, Marinete Nunes Ribeiro, contou que um dos problemas do bairro é a falta de pavimentação asfáltica. “Já não é novidade para nós. Sabemos que sempre que chove temos trabalho. É importante que os gestores arrumem a via e instale esgotos nos bairros, porque essas águas ficam estagnadas e provocam doenças graves”. Toda vez que chove forte fica assim, com parte da rua alagada. Por muitas vezes que fica intransitável.
O primeiro desafio do dia é enfrentado pelos trabalhadores e alunos, dos bairros: Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Buritis, Aracelis, São Bento entre outros da grande Boa Vista, é tentar desviar da grande quantidade de poças d’água espalhadas pelas ruas.
Os líderes comunitários afirmaram, ainda, que vão fazer uma ampla reunião com os presidentes das associações para traçar uma pauta a fim de levá-las a prefeita, seja no seu gabinete, seja em algum evento, e o que não pode mais ocorrer é a indiferença. “Não podemos ficar nessa “caça de gato e rato”, pois não temos oportunidades de falar com o chefe do Executivo”, finalizaram.
Médica participa de reunião para implantação do CLS
Com o objetivo de explicar o que é o Conselho local de Saúde, a médica ginecologista, Florence Amanda McLean, participou da reunião com os presidentes de bairros, na oportunidade a médica explicou. Como é formado um conselho local de saúde, quais as vantagens de implantar CLS, como implantar e quais os objetivos dos conselhos de saúde, fluxo jurídico, administrativo em nível municipal o que é necessário para ser conselheiro de saúde e quais os assuntos mais discutidos nos CLS.
“Conforme o “Guia conselhos locais de Saúde”. Isso para que a comunidade possa interagir e ter melhoramentos tanto na estrutura física de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto em relação ao atendimento médico, odontológico” explicou a médica Florence Amanda.
Possibilidade da proliferação de doenças
Além de entrar nas casas, água suja que se acumula por dias nas portas e nas ruas oferece riscos à saúde, principalmente para os idosos e as crianças e deixa cheiro desagradável que provoca ainda mais desconforto a quem convive com essa situação. Devido Grandes poças d’água nas ruas da cidade já se percebem larvas do mosquito da dengue.
Saída da escola
As crianças saem correndo na hora da saída, uma empurra a outra enfia o pé na lama, resultado elas chegam em casa todas sujas, conta a dona de casa Claudia Ferreira, que buscava o filho. Com a chuva da tarde de ontem, algumas ruas do bairro ficaram praticamente intransitáveis, levando os alunos a passarem nas poças de água para fazer o caminho de volta pra casa. “É triste ver essa situação, as crianças correm sérios riscos passando em meio à lama e ao lixo”, lamentou dona Amparo.
A prefeitura municipal de Boa Vista, para atenuar os impactos mapeou os pontos de risco da cidade.
Presenças
Da médica ginecologista, Florence Amanda, da conselheira estadual, Vanda Domingas e dos presidentes de associações de bairros, do Centenário, André Santiago, do Buritis, Ricardo de Souza, do Jóquei Clube, Maria Amparo, do São Bento, Izabel de Souza, do Cinturão Verde, Claudete de Jesus e do Aracelis a presidente, Marineide Nunes e a vice-presidente, Mara de Oliveira, entre outros associados e convidados.
Autor/Rogério Ribeiro/Fotos: Yan Renato.