Roraima é representado na 49º Reunião de Secretários de Segurança no Rio de Janeiro

756

A cúpula da Segurança Pública do País estará reunida durante a 49º reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública do Brasil (Consesp), que acontece no período de 08 a 10 de abril na cidade do Rio de Janeiro. O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, participa do evento.

Paralelamente ao evento, as autoridades da Segurança Pública estarão participando da 9ª edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança Pública.

A Feira Internacional é o mais importante encontro do setor na América Latina e reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologia para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, além da segurança corporativa. Mais de 720 expositores que trazem as principais novidades do setor estarão participando do evento.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Roraima, Francisco Sá Cavalcante, todos os secretários de segurança do País devem participar do evento, que contará ainda com a presença da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Durante a reunião do Colégio Nacional de Secretários, haverá eleição e posse do novo presidente do Consesp e a apresentação do projeto intitulado “Pesquisa sobre Segurança Pública nas Fronteiras”.

Além disso, será apresentada palestra com o título “O Sisfron e as possibilidades de cooperação com os órgãos estaduais de Segurança Pública”. O Sistema Integrado de Monitoramento das fronteiras (Sisfron) é outra iniciativa prevista para aumentar a proteção às fronteiras brasileiras, desenvolvido pelo Exército, que envolve radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados. A previsão é de que o Sisfron leve dez anos para ser totalmente implantado.

O Sisfron é baseado em uma rede de sensores colocados sobre a linha de fronteira, interligada a sistemas de comando e controle, que, por sua vez, estarão interligados às unidades operacionais com capacidade de dar resposta, em tempo real, aos problemas detectados.

Ascom/foto:SESP-RR