A Prefeitura de Boa Vista investiu numa série de medidas para melhorar o atendimento naSecretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF). O processo de mudanças focou ações para normatizar e desburocratizar o serviço prestado ao contribuinte, reduzindo o tempo de espera pelo atendimento e aumentando a celeridade na conclusão dos processos.
As medidas já começam apresentar resultados positivos. Em janeiro deste ano, foram realizados 4.226 atendimentos. Em março, foram contabilizados 4.993 atendimentos, um aumento de 18% em comparação ao primeiro mês do ano. Segundo a prefeita Teresa Surita, investir na modernização do setor de finanças do Município contribui para impulsionar a economia e facilita o procedimento para contribuintes e empreendedores.
“Estamos modernizando e normatizando todo o atendimento para reduzir o tempo de espera, valorizando o contribuinte e facilitando a prestação de serviços como a emissão do alvará. Também ampliamos os horários de atendimento ao público com a organização do expediente na Secretaria. Até o final deste ano, teremos um novo padrão de qualidade nos serviços oferecidos”, explicou a prefeita.
As medidas adotadas incluem a melhoria do atendimento ao público, capacitação dos servidores, modernização do parque tecnológico com incremento e ampliação de computadores em rede. Foram identificados e eliminados os entraves que impediam a otimização e agilidade nos processos.
A Secretaria reativou mais três guichês de atendimentos, ampliando o número para nove em funcionamento. Um deles foi direcionado especificamente, para atender o micro empreendedor individual que utiliza vários serviços, entre eles, a liberação do alvará.
Para o office boy Diego Souza, que trabalha num escritório de contabilidade e constantemente precisa recorrer aos serviços da Secretaria, o atendimento está mais ágil. “Antes eu perdia muito tempo com a longa fila, agora está melhor porque existe um atendimento especializado. Com esse novo atendimento, consigo concluir meu serviço em tempo hábil”, afirmou Souza.
A aposentada Aldenosa Santana de 70 anos, buscou o atendimento da Secretaria à procura de informações sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Conforme a lei, o atendimento foi prioritário. “O atendimento foi rápido e as informações foram repassadas com clareza”, disse a aposentada.
Investimentos – A SEPF firmou parceria com o Sebrae/RR para aprimoramento de informações técnicas e aperfeiçoar a prestação de serviço ao público. Semana passada, quatro servidores, entre eles o secretário municipal, Márcio Vinicius, conheceram as instalações da Secretaria Municipal de Arrecadação, Finanças e Junta Comercial de Minas Gerais.
“O sistema de arrecadação, fiscalização e atendimento implantado em Minas Gerais é um dos mais modernos do país. Viemos conhecer essa experiência para desenvolvermos um modelo de sistema moderno em Boa Vista, que simplifique o atendimento e reduza a burocracia”, afirmou o secretário.
Outra adequação importante foi normalizar a integração do Município à Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios) que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação, desburocratização e integração do processo de registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Ascom/foto:PMBV