Quatro municípios serão contemplados com vídeo-monitoramento

539

O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, apresentou nos municípios visitados a proposta do Governo Federal chamado “Brasil Mais Seguro”, a ser executado pelo Plano Nacional de Segurança Pública, com o apoio dos governos estaduais e municipais. O Plano prevê o fortalecimento da segurança pública na faixa de fronteira e contempla os municípios de Roraima.

Sá Cavalcante destacou que inicialmente o GGI está procurando as autoridades de cada município, os moradores, para discutir esses problemas e trazer soluções.

“Nessas visitas contamos com a presença do Comandante de Polícia do Interior, do DPJI e do Setor de Inteligência para que possamos montar ações eficientes de combate a esses crimes, que prevê desde ações de prevenção e repressão. Estamos apresentando também o projeto de vídeo-monitoramento desses municípios”, disse.

Nesta sexta-feira, 06, a Câmara Temática de Fronteira estará na cidade de Bonfim, onde pretende também ouvir a demanda da comunidade.

O secretário destaca que a Câmara Temática de Fronteira do GGI de Roraima pretende construir uma sólida rede de proteção das fronteiras, combatendo o tráfico de drogas, o contrabando de armas e o crime organizado. Observou que Roraima tem três portas de entrada que é Pacaraima, fronteira com Venezuela, Bonfim, que faz fronteira com a Guiana e Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.

“Portanto, precisamos fortalecer a segurança nessas faixas e assim combater a criminalidade, com mais eficiência e com uma integração entre todos os segmentos da sociedade”, disse Cavalcante.

Até o dia 12 de abril, os representantes dos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima e Bonfim, deverão apresentar na Secretaria de Segurança Pública o mapa digitalizado das cidades e os pontos que consideram críticos, onde deverão ser instaladas câmeras de monitoramento. Cada município ganhará em torno de 20 Câmeras de monitoramento.

“Estamos inicialmente fazendo levantamento das demandas, apresentando o projeto de monitoramento e sua eficiência. Em um segundo plano vamos assinar acordo de cooperação técnica com os municípios para implantarmos o projeto. Acreditamos que até setembro estaremos fortalecendo as delegacias e companhias da PM desses municípios com a entrega de mais viaturas”, disse Sá Cavalcante.

ACESSO A INTERNET – A cada município visitado, está sendo entregue computadores nas Delegacias e Companhias da Polícia Militar, já com acesso a internet. Em Rorainópolis Foram entregues 11 computadores na Polícia Civil e quatro na Polícia Militar. Em Caracaraí foram entregues oito computadores na Polícia Civil e quatro na PM. Em Pacaraima foram entregues nove computadores na Polícia Civil e quatro na Polícia Militar. Na cidade de Bonfim serão entregues nove computadores na Polícia Civil e dois na Polícia Militar. A Delegacia de Polícia Civil e o Destacamento da PM do município de Normandia também serão contemplados. Sendo cinco computadores para a Polícia Civil e dois para PM.

Ascom/foto:SESP-RR