GGI – Integrantes da Câmara de Fronteira apresentam projetos em Segurança Pública

740

 Integrantes do Sistema de Segurança Pública da Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) estiveram reunidos durante toda a manhã desta terça-feira, 02, com o objetivo de apresentar as demandas para a definição dos eixos estratégicos do Planejamento Estratégico de Segurança na faixa de Fronteira em Roraima.

Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, o delegado Geral de Polícia, Fernando Olegário, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Waney Vieira, o delegado geral de Polícia, Fernando Olegário, o secretário de Justiça e Cidadania, Eliéser Girão Monteiro, o Secretário Municipal de Segurança, Gerson Moreno, a Superintendente do IBAMA, Nilva Baraúna, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Articulação Municipal, Secretaria de Estado de Relações Internacionais, Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) e Departamento de Inteligência do Sistema de Segurança.

O interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), delegado Jimmy Santana, foi quem apresentou as pautas da 1ª reunião ordinária do GGI de 2013.

As instituições apresentaram as propostas para o planejamento estratégico de Segurança na Fronteira. Foram apresentados os resultados da Reunião da Enafron em Foz do Iguaçu e discutido o calendário de visitas do GGI aos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima e Bonfim.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, nesses municípios a ideia é apresentar o projeto de implantação do vídeo monitoramento que deve contar com o apoio das prefeituras dessas cidades. O projeto, segundo ele, terá o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e do Governo de Roraima.

“Estamos conseguindo recursos para implantar o vídeo monitoramento nesses quatro municípios e precisamos discutir detalhes técnicos e consultar a população dessas localidades sobre as dificuldades que enfrentam nessa área”, disse o secretário.

O resultado dessas ações nos quatro municípios deve constar em relatório a ser apresentado no período de 15 a 19 de abril, na cidade de Cárceres, no Mato Grosso, quando estarão presentes os representantes das câmaras temáticas de fronteira instituídas em todo o Brasil.

Foi abordada também a pauta da reunião que vai acontecer com autoridades guianenses no próximo dia 23 deste mês, na cidade de Lethen. Está agendada para o próximo dia 08, uma nova reunião com os integrantes do GGI para que apresentem as propostas de ações que precisam ser tratadas com as autoridades da Guiana Inglesa.

Segundo o secretário Sá Cavalcante, na medida em que se pretende estreitar os laços com o Sistema de Segurança Pública de Lethen, a meta é também fortalecer e articular as relações e as políticas de Segurança Pública da Fronteira, frente ao Plano Brasil Fronteira e Enafron.

“Já temos um resultado positivo desse trabalho, que é o processo de devolução de 24 motocicletas apreendidas na Guiana. Não se vê registros de ações dessas em outras fronteiras brasileiras”, disse.

O secretário destacou que todas as demandas apresentadas pelas instituições parceiras do GGI serão analisadas para que possam subsidiar o planejamento estratégico de Segurança na Fronteira.

“Estamos recebendo todas as demandas, vamos analisá-las e fazer correção nas sugestões que porventura necessitem de ajustes, para que possamos montar assim um planejamento eficiente que venha proporcionar a redução da criminalidade em Roraima”, disse Sá Cavalcante.

Ascom/foto SESP-RR