“A saúde em Roraima já esta dando sinais evidentes de melhorias”. Esta é a consideração feita pelo deputado Erci de Moraes [PPS] durante sessão plenária desta terça-feira, 2. Na tribuna, o parlamentar apontou alguns avanços na área da saúde, especialmente nas equipes médicas que atuam nas unidades hospitalares.
“As equipes médicas são constituídas por jovens, que vêm dando exemplo de profissionalismo, competência e respeito às pessoas. São notórias as melhorias e isto nos dá sinal de tranqüilidade”, constatou.
Outro ponto destacado pelo parlamentar é a inauguração de mais 10 leitos da UTI do Hospital Geral, ocorrida nas últimas semanas. Erci comemorou também o título concedido ao Hospital da Criança pelo Ministério da Saúde ao Projeto Canguru, referência “Apenas três hospitais do Brasil receberam esse título. E mais uma vez, uma jovem médica vem se destacando em ações em prol da comunidade”.
Avanços foram vistos também no Hemocentro. Isto porque já funciona na unidade, uma clínica para tratamento de doenças no sangue. Segundo Erci, mais de 2.500 pacientes já estão cadastrados e já recebem tratamento adequado. “Isto dá mais segurança nas doações de sangue”.
No final do pronunciamento, Erci enalteceu o trabalho do Secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos frente à pasta, após denúncias do Ministério Público de Contas de irregularidades em licitações públicas para contratar empresa fornecedora de alimentos. “Ele é um gestor público altamente qualificado, exemplo de homem, decente e digno”, finalizou.
Embrapa
Foi aprovado em plenário, o requerimento de autoria do deputado, que vai homenagear os 40 anos da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] no Brasil. Na tribuna, Erci relembrou a implantação do órgão e todas as ações em Roraima. O parlamentar foi pioneiro nos trabalhos técnicos do órgão e contribuiu substancialmente para o desenvolvimento de projetos na área da agricultura no Estado.
Apartes
Os deputados Ivo Som [PTN] e Aurelina Medeiros [PSDB] também defenderam o gestor, destacando as ações positivas nas diversas áreas em que ela já havia atuado. “Por onde ele passou, seja no Detran, Sefaz e Prefeitura, deixou um rastro de progresso”, considerou a vice-presidente da Casa.
Ascom: ALE-RR/Foto Charles Wellington