Proteção ao Consumidor – Procon divulga orientações sobre comércio eletrônico internacional

963

comprasCom o  avanço da globalização, comprar produtos de outros países pela  internet é uma pratica cada vez mais comum. Pensando nisso, o Procon Municipal divulga o Boletim de Proteção do Consumidor, elaborado pelos Correios em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com a finalidade de informar sobre o procedimento de importação de produtos adquiridos por intermédio do comércio eletrônico internacional.

“O Procon destaca a importância da divulgação do Boletim para alertar os consumidores com alguns cuidados ao realizarem compras on-line internacionais, em especial nas épocas festivas de final de ano, em que há um aumento significativo de compras por meio do comércio eletrônico”, destaca a diretora executiva do Procon Municipal, Maria Helena Veronese.

Com o crescimento do comércio eletrônico, aumentaram também o número de reclamações relacionadas a esse tipo de transação. O consumidor precisa ficar atento para alguns fatores, tais como: produto desejado, câmbio, escolha de sites/lojas confiáveis, tributação, pós-venda e etc.

“Busque sempre informações sobre o site que está comprando. Procure informar-se sobre o produto que está importando. Certifique-se que é um produto legal no Brasil ou se necessita de autorizações especiais”, frisou Maria Helena.

Para ter acesso ao Boletim de Proteção do Consumidor basta entrar no site http://www.correios.com.br/voce/receber/pdf/boletimProtecaoConsumidor.pdf.