Prefeitura reduz número de infestação da dengue em Boa Vista

585

_AçãoDesde que intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura de Boa Vista tem colhido resultados positivos. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa) houve redução de 2,4% para 1,8% no Índice de Infestação Predial (IIP). A recomendação do Ministério da Saúde é que o índice não ultrapasse 1%.

A pesquisa foi feita no início do ano e confirma a média de redução em 25% no índice de infestação comparado ao anterior. Este resultado classifica o município como Médio Risco para a transmissão da dengue. Segundo os dados, dos 51 bairros analisados quatro foram classificados como alto risco, 31 com médio e 20 de baixo risco.

No último levantamento realizado em novembro do ano passado o município também ficou com classificação de médio risco, com Índice de Infestação Predial de 2,4%, uma redução de 25%. “Começamos o ano muito bem em relação a transmissão da doença. Apesar de o município continuar com a classificação de médio risco, a luta no combate ao mosquito continua, com ações diárias, priorizando os bairros com maior índice de infestação. Contamos ainda com a ajuda da população”, destacou a prefeita Teresa Surita.

O LIRAa indica quais são as áreas prioritárias para implementação de medidas e ações estratégicas de controle e combate á dengue, com o objetivo de reduzir os índices nos municípios. E para ampliar o trabalho de conscientização e busca de notificações de casos e focos, a estratégia é combinada com atuação permanente das equipes de agentes comunitários de saúde. “Durante as visitas domiciliares, eles ajudam a verificar se há novos doentes e orientam a população sobre situações propícias à dengue”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

Casos – No início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou entre as semanas epidemiológicas, 93 casos suspeitos de dengue, destes 32 foram descartados e 10 confirmados. No mesmo período do ano passado, foram registrados 89 casos notificados e 22 confirmados. Vale ressaltar que o número de casos deste ano está dentro do esperado.