Prefeitura identifica 165 novos casos de tracoma

768

A Prefeitura de Boa Vista identificou 165 novos casos de tracoma durante a ação realizada na Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, que funciona no Conjunto Cidadão. O trabalho faz parte da campanha nacional Diagnóstico da Hanseníase, Geohelmintíase (verminose) e Tracoma e tem como objetivo identificar e tratar novos casos, contendo a proliferação dessas doenças.
Ao todo, 794 alunos e 69 servidores da escola foram submetidos ao exame que identificou 137 casos positivos de tracoma entre alunos, 23 em familiares e contatos dos estudantes, além de cinco casos positivos entre os servidores da escola. Todos os pacientes já iniciaram o tratamento que garante a cura da doença e evita comprometimentos mais sérios da visão.
Outros 768 alunos receberam o tratamento contra as verminoses e nenhum caso de hanseníase foi identificado entre os alunos e servidores da escola. As ações da campanha serão realizadas até o final deste ano, atendendo estudantes da rede municipal de ensino com idade entre 5 e 14 anos, além de servidores das escolas.
A próxima ação está prevista para abril e será realizada na escola Municipal Luis Canará, que funciona no bairro Senador Hélio Campos. A meta é identificar e tratar 90% dos novos casos de hanseníase e verminoses e, no mínimo, 80% dos casos positivos de tracoma e de seus contatos.
“Este é um trabalho de fundamental importância que, além de garantir a saúde das nossas crianças, também promove o esclarecimento sobre essas doenças. Incluir Boa Vista nesta ação nacional é uma forma de melhoramos as condições de saúde da nossa população”, disse a prefeita Teresa Surita.
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, explicou que a participação da família é fundamental no trabalho de diagnóstico das doenças. “Antes de realizamos os exames, enviamos aos pais uma autorização. O aluno só pode ser examinado se apresentar esse documento devidamente preenchido. Além disso, através da autorização, podemos identificar com mais precisão, quem são as pessoas que convivem com a criança e, em casos positivos, também realizar o tratamento na família”, disse.

Doenças – O tracoma é uma doença oftalmológica altamente transmissível, que se não for tratada corretamente, pode causar cegueira. A hanseníase é uma doença que causa lesões na pele e pode levar ao atrofiamento dos nervos e deformidades nos membros. A geohelmintíase é um conjunto de doenças parasitárias, causadas por vermes, que estão associadas às péssimas condições sanitárias do ambiente e falta de higiene. Se não forem tratadas, podem comprometer o desenvolvimento do indivíduo, prejudicando o processo de absorção de nutrientes.

Ascom:PMBV/foto: Marcos Lima