Prefeitura de Várzea Alegre segue no combate ao Aedes Aegypti

714

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti não para em Várzea Alegre

Diante da preocupação da população em relação às arboviroses, especialmente das transmitidas pelo Aedes Aegypti – dengue, zika e chikungunya, o secretário de Saúde de Várzea Alegre Ivo Leal, informou neste sábado, (17/02), que já foram iniciadas as atividades de combate.

De acordo com ele, a primeira iniciativa foi tomada ainda em 25 de janeiro quando foi lançado para funcionar de forma intersetorial, envolvendo todas as secretarias do Governo Municipal e a comunidade o Plano Municipal de Combate às Arboviroses. “Nós vamos ter a parceria de outras secretarias, assim como tivemos em 2017 e desde já pedimos a parceria da população”, disse.

Ivo Leal destacou que esse ano o planejamento para lutar contra as arboviroses foi iniciado mais cedo para evitar maiores índices de infestação de doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.

Para fortalecer essa frente de combate às arboviroses, o secretário  falou que em janeiro e fevereiro foram realizadas várias reuniões com as secretarias do governo e com profissionais de saúde.

Ivo Leal explicou que já estão iniciando a leitura do primeiro ciclo tratando dos índices de infestação predial para o mosquito e a partir desse ciclo constatar a realidade do município já neste início de 2018. “Isso nos dará condições de trabalhar de maneira mais efetiva nestas ações”, disse.

O secretário anunciou para março o início dos mutirões, mobilizações e os serviços de educação em saúde para que, além da parceria com as demais secretarias, ter a parceria da comunidade para atuação efetiva no combate à dengue, zika e chikungunya.

Ivo Leal espera contar com o apoio da Regional de Saúde do Estado com a liberação de materiais para trabalhas as atividades propostas no plano elaborada para combater o Aedes Aegypti.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César