Prazo para regularizar situação eleitoral encerra dia 7 de maio

633

Jovem EleitorDaqui a 15 dias termina o prazo para tirar o primeiro título eleitoral, pedir transferência de domicílio, revisão de dados cadastrais ou ainda solicitar transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto à Justiça Eleitoral e ficar apto a votar no pleito deste ano.

Em Boa Vista, aproximadamente 27 mil eleitores estão com o título cancelado porque não fizeram o recadastramento biométrico. O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Hermenegildo D’Ávila, explicou que os eleitores da 1ª Zona Eleitoral (ZE) somente poderão ser atendidos no cartório da 1ª ZE, localizado na avenida Santos Dumont, n.º 760, São Pedro. Por outro lado, os eleitores da 5ª ZE deverão procurar o cartório da 5ª ZE, na avenida Nazaré Filgueiras, n.º 2077, Pintolândia, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. As zonas eleitorais do interior do Estado funcionam das 8h às 15h.

Para regularizar a situação eleitoral, o cidadão precisa apresentar um documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar o certificado de alistamento militar. Para transferir domicílio, o eleitor deve ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo local há, no mínimo, três meses.

“É importante que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para se regularizar o mais rápido possível. O movimento está tranquilo, sem filas durante todo o dia. Quem for será atendido com conforto, rapidez e fará todos os procedimentos em aproximadamente dez minutos. Não deixe para a última hora, evite aborrecimentos”, ressaltou D’Ávila, ao lembrar que também termina dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial.

Penalidades
Com o título cancelado, o eleitor sofre uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de identidade, tomar posse em cargo público, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.