Aquisição de sistema de escaneamento de veículo é tratado em Encontro de Segurança na Fronteira

786

_Reunião-1“Secretários de Segurança de 11 estados fronteiriços participam do evento”

 O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante e o interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), Jimmy Santana, participam em Brasília, do VIII Encontro Técnico da Enafron, onde vão discutir ações estratégicas de enfrentamento à criminalidade, dentre elas o uso de tecnologias avançadas no combate ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas, armas e pessoas, como por exemplo, os scanners veiculares que estão sendo adquiridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ).

Representantes dos 11 estados fronteiriços participam do evento que é presidido pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O evento acontece na Sala de Reuniões 502 da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde será feita uma avaliação das ações da Enafron neste primeiro semestre de 2013.

Posteriormente será realizada uma apresentação, por um representante da Polícia Rodoviária Federal, sobre o sistema de escaneamento veicular que abordará a pesquisa tecnológica invasivas não destrutivas; segurança e formas de operação e logística de utilização. Será apresentado ainda um cronograma para a aquisição do sistema pelos Estados.

O secretário de Segurança Pública de Roraima, Francisco Sá Cavalcante disse que está sendo articulada a aquisição deste Sistema de Escaneamento Veicular para Roraima. Segundo informações da Senasp, esses equipamentos, 38 no total, serão doados a todas as unidades da federação. Desses, 22 serão distribuídos entre os 11 estados de fronteira, enquanto que os outros 16 seguirão para os demais estados e Distrito Federal. Ao todo, o investimento chega a U$ 66,5 milhões, sendo U$ 1,750 milhão por scanner.

A aquisição está sendo feita de forma conjunta, com o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), que também aposta no uso de scanners para aprimorar a vigilância na faixa de fronteira.

Ascom:SESP-RR/Foto: Jimmy Santana