Aldeia Cruviana: programação cultural, cinema, espetáculos musicais, mostra de dança e oficinas temáticas

374

OverdozeA programação da semana do projeto Aldeia Cruviana – Cultura de Todos os Povos, começa nesta segunda-feira, 9, com a apresentação da Orquestra Amazônica, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a partir das 20h, no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana. O acesso é gratuito para toda a comunidade.
A Orquestra Amazônica da UFRR conta com a participação de discentes da instituição e busca criar mais acesso à música erudita e a formação de plateia, apresentando repertório que resgata obras que marcaram épocas. Para esta noite, a orquestra apresentará, de forma didática, obras de Villa Lobos, Tom Jobim, Wellington Gomes e Ernesto Nazareth.
Concerto Sesc de Partituras
Na terça-feira, 10, o Aldeia Cruviana apresentará o Concerto Sesc Partituras, projeto de formação e valorização da Música Popular Brasileira. O espetáculo será realizado no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana, a partir 20h, com entrada franca.
O Concerto Sesc Partituras é um projeto que possui um banco digital com obras de grandes nomes da música brasileira, com acesso gratuito a comunidade. Como forma de divulgação e aproximação do público a estas partituras, o Sesc realiza diversos concertos nos Regionais do país.
Em Boa Vista, o projeto será executará canções de Simão Pedro, Glauco Velásquez, Francisco Mignone, entre outros. As obras serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Roraima.
Capoeira
Continuando a programação do Aldeia Cruviana, na quinta-feira, 12, será realizado o XII Festival Cultural Brasil/Venezuela de Capoeira, no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana. O evento começará a partir das 20h, com entrada franca para a comunidade.
O Grupo Senzala Roraima, fundado em 1990 pelo Mestre Renato Adolpho Lopes, tem difundido a arte e a cultura da capoeira em nosso Estado, além de excursionar em outras cidades brasileiras e no exterior. O grupo busca fortalecer os laços da prática de exercícios da capoeira, além de atuar de forma positiva na preservação da cultura brasileira.
Ritmos
Na sexta-feira, 13, o Teatro Jaber Xaud – no Sesc Mecejana, o Aldeia Cruviana continua com o VI Encontro de Ritmos e Máscaras, a partir das 20h, com ingressos a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia. O evento será realizado por meio de uma parceria entre o Sesc-RR e o Fórum de Dança de Roraima.
A ação tem por objetivos integrar, desenvolver, ampliar e compartilhar informações técnicas no segmento cultural da dança no Estado, de forma mais diversificada e ativa.
O Encontro de Ritmos mostrará nesta 6ª edição, seu crescimento e sofisticação. A temática central, que integra todas as suas apresentações, é a máscara, como uma proposta desafiante, que estimula os participantes na coreografia junto ao tema.
Overdoze
Finalizando a programação do Aldeia Cruviana – Cultura de Todos os Povos, e Sesc-RR realizará no sábado, 14, o projeto Overdoze, que contará com doze horas de atividades culturais. O evento iniciará às 15h e seguirá até às 3h e contará com sessões de cinema, shows musicais, mostra de dança, oficinas temáticas e outras atrações.
A abertura da programação iniciará com a Orquestra Infanto-juvenil do Sesc e com a Camerata de Violões, às 15h, no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana. Os visitantes também poderão conferir o acervo de obras de arte do saudoso Amazonas Brasil, que estará exposto na Galeria Franco Melchiori – Sesc Mecejana. Das 15h às 18h será realizada a Intervenção Movimento Urbanus – Batalha de Break Dance e Intervenções, na área das piscinas.
Das 16h às 18h, o CineSesc apresentará a mostra de cinema Infanto-juvenil e sessão família, das 18h30 às 21h30. O Dança Mix realizará workshop de forró, dança de rua e dança mix, na sala de Multiuso, no ginásio poliesportivo do Sesc Mecejana.
A partir das 19h, terá show musical com o artista Sérgio Barros, no palco das piscinas. Às 20h, o Sesc-RR realizará o Encontro de Ritmos, no Teatro Jaber Xaud. A banda Reclive se apresentará a partir das 21h, também no palco das piscinas.
Das 21h30 às 23h30, o Aldeia Cruviana fará mais uma sessão de cinema, com o filme Tarja Vermelha – classificação 16 anos. Às 22h, show musical com a banda Capitão Caverna, no palco das piscinas.
Mike e banda Guy-Bras se apresentarão a partir das 23h, no palco das piscinas. Em seguida, no mesmo palco, será a vez do Trio Sertanejo. No CineSesc, da 00h às 3h, mais cinema, com o filme Tarja Preta. Finalizando a programação do Aldeia Cruviana – Cultura de Todos os Povos,  muito forró com a banda Cachorrões.

Ascom:SESC-RR