ACESSUAS Trabalho terá capacitação para 500 pessoas em Várzea Alegre

598

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 06 de maio, pela Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho. O programa tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que toda e qualquer iniciativa que o Município tiver para capacitar e melhorar o perfil profissional, principalmente dos jovens, está criando condições e oportunidades para esse público, aumentando a oferta de mão de obra preparada para o trabalho. “Eu, quando adolescente, aprendi a arte da pintura com Idelfonso [Idelfonso Pintor – in memoriam], as políticas sociais não contemplavam a população dessa forma. Hoje, o governo federal, o governo do estado e os municípios formam parcerias que têm essa preocupação de treinar, capacitar as pessoas”, disse.

Zé Helder pontuou que também haverá ações de capacitação na zona rural por intermédio da Secretaria de Agricultura. “A secretária de Agricultura, Menésia Simão, já analisa as prioridades da zona rural para organizar esses cursos”, disse.

Mazé Cavalcante, presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, disse que esses cursos do ACESSUAS Trabalho dão oportunidades aos jovens da sede e da zona rural, com capacitação e preparação para o mercado de trabalho. “Nós sabemos que hoje existe a grande importância da qualificação profissional, razão maior desses cursos do ACESSUAS trabalho”, disse.

Ela destacou que a CDL formará um banco de dados com a relação dos jovens que serão capacitados e que as empresas interessadas poderão acessar as informações dos jovens cadastrados para fins de contratação.

Para Laura Maria – Secretária de Assistência Social, o ACESSUAS Trabalho é um grande incentivo para os jovens se prepararem para o mercado de trabalho e que em Várzea Alegre serão atendidas com o programa 500 pessoas com cursos e oficinas. “Surge oportunidades. Nosso comércio e empresas oferecem oportunidades, mas, muitas vezes, nossos jovens não estão devidamente preparados, com as pessoas sem currículos ou cursos. Esse programa vem corrigir essas falhas, preparando de forma adequada, o jovem para o mercado de trabalho”, disse.

Segundo informou Laura Maria, inicialmente serão três cursos – UI Design, Workshop de Maquiagem e como Construir uma Carreira Profissional.

Laura Maria disse que no ano de 2018, foram ministrados na Secretaria de Assistência Social, 60 cursos de capacitação em diferentes áreas. “Numa parceria com o Ceart – Centro de Artesanato do Ceará foram registrados 90 artesãos de Várzea Alegre”, disse.

A Secretária reforçou que atualmente, a Assistência Social realiza cursos e oficinas na cidade e na zona rural, facilitando o acesso da população.

Cursos e Oficinas

Com o Programa ACESSUAS Trabalho serão disponibilizados cursos e oficinas em diferentes áreas, como Carreira Profissional; Técnicas de Vendas, Atendimento ao Cliente; Elaboração de Currículos; Iniciação de Pequenos Negócios e Marketing Digital.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Augusto César