ZEE – Brito defende ampla discussão na elaboração do processo junto à população

733

Dep.Brito Bezerra Foto.Alfredo Maia (1)  “Se o ZEE for aprovado do jeito que se encontra, muitas pessoas vão passar fome”

As consultas públicas que estão sendo realizadas no interior do Estado em torno da elaboração do planejamento geral do processo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) foi tema do pronunciamento do deputado Brito Bezerra (PP), durante sessão plenária desta quarta-feira, 25. O parlamentar defendeu uma ampla discussão do assunto junto à comunidade e alertou os demais deputados para a importância do debate.

“Todos nós sabemos que a questão fundiária em Roraima é um problema sério. Precisamos ouvir as pessoas que serão prejudicadas e as que serão beneficiadas. Temos que ter um ponto de equilíbrio, pois será um marco para a história de nosso Estado. Porém, se votarmos e aprovarmos do jeito que se encontra (ZEE), aquele povo vai passar fome”, indignou-se.

Um grupo técnico do governo do Estado realizou as pesquisas para a formulação do documento, dentre eles voos, filmagens e fotografias das áreas, amostras de solo e de espécies vegetais, além da elaboração de mapas cartográficos, conforme revelou o parlamentar, apresentando a proposta do documento na tribuna da ALE-RR.

Brito esta participando das consultas públicas, uma realizada ontem em Rorainópolis e nesta quarta-feira, em Caracaraí. No sábado, a consulta pública será realizada no município de Amajari e na próxima segunda, em Boa Vista. “A ALE deve se debruçar com afinco nesse assunto. Quando este projeto do ZEE chegar à Casa para ser votado, ele deve estar em consonância com as necessidades do povo, pois o ZEE esta para o Estado, assim como a Constituição de 88 estava para o Brasil”, concluiu o deputado.

Apartes – Os deputados Soldado Sampaio (PC do B), Flamarion Portela (PTC), Ivo Som (PTN) e Aurelina Medeiros (PSDB) são favoráveis à ampliação dos debates e também participam das consultas públicas.

Secom/ALE-RR/ Foto Alfredo Maia