Vivo e Tim são ouvidas pela CPI da Telefonia

767

Oitva da CPI da telefonia foto Jonas Trindade (1)As empresas Vivo e Tim foram as últimas das quatro prestadoras de serviços de telefonia em Roraima a prestarem esclarecimentos sobre a atuação para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia. A Oi e a Claro também participaram das oitivas.

O diretor de relações institucionais da Vivo, Enylson Camolesi, foi quem representou a empresa que tem a maior fatia do mercado de telefonia móvel em Roraima – 65%. A operadora presta serviços em Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã.

Até julho, o número de linhas ativas da Vivo no estado chegou a 339.699, sendo 305.213 no pré-pago e 34.486 no pós-pago. Para atender a demanda de Roraima, a operadora conta com 28 colaboradores diretos e mais de 19 pontos de vendas.

Ele informou que em 2012 a empresa investiu no estado R$ 5 milhões em infraestrutura. Para 2013/2014, o diretor de relações institucionais da Vivo informou que até dezembro deste ano estará pronto o anel de fibra ótica que permitirá a implantação da tecnologia 4G no estado. Será feita ainda a ampliação do número de antenas e de portadoras em Boa Vista, o que deverá refletir em uma área maior coberta.

“Vamos colocar Boa Vista no nível de outros importantes centros e capitais do Brasil. Acho que isso é uma boa notícia e dialoga com o compromisso que a Vivo tem para com a região”, destacou durante a oitiva.

O deputado Flamarion Portela (PTC), relator da CPI da Telefonia, pontuou a quantidade elevada de reclamações colhidas durante as audiências públicas e recebidas nos órgãos de defesa do consumidor relacionadas a falhas no serviço prestado pela operadora.

“Recebemos a vontade da companhia em ampliar e aprimorar seu sistema, de procurar investir mais forte no estado. Portanto, eu avalio como positiva. Acho que vamos ter no nosso relatório final algumas cobranças muito fortes, mas também teremos coisas positivas no sentido de entendermos até melhor o funcionamento do sistema de telefonia móvel do estado e do Brasil”, pontuou.

O presidente da CPI da Telefonia, deputado coronel Chagas (PRTB), se mostrou preocupado quanto ao número de linhas por antenas existentes no estado da Vivo. “Enquanto a média nacional de linhas por antenas é de 5 mil, a infraestrutura da empresa Vivo tem mais de 10 mil linhas por antenas no estado. É claro que isso provoca um congestionamento, quedas de ligações. Eu vejo que a empresa precisa investir mais em Roraima para que a gente tenha um serviço de telefonia de qualidade”, destacou.

TIM – A executiva de relações institucionais da Tim, Jaqueline Pina Barros, foi quem respondeu aos questionamentos dos deputados que compõem a CPI da Telefonia. Ao todo, a empresa possui 100.467 linhas ativas nos municípios de Boa Vista, Amajarí, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis.

São 84.693 clientes pré-pago e 15.774 pós-pago atendidos pro uma equipe própria da empresa no estado. Como investimentos em 2013, a representante da Tim informou que R$ 4,9 milhões foram trazidos para Roraima. Foram ampliados mais de 5 mil canais de capacidade de recepção em 3G e iniciada a instalação da tecnologia 4G, com prazo de conclusão para o primeiro trimestre do próximo ano.

Sobre as reclamações de clientes, Barros informou que a operadora recebe uma media de uma reclamação ao mês dos serviços prestados. Não foram identificados problemas relacionados a quedas de ligações.

Em pronunciamento via nota, a Companhia ressaltou que vem apresentando bons resultados dentro da meta do Plano de Melhoria do Serviço Móvel apresentado à Anatel. Em Roraima, a taxa de acesso à rede de voz e dados está superior a 99%, bem acima dos 95% estabelecidos pela Anatel.

A TIM informou ainda que está empreendendo ações que visam melhorar o atendimento ao consumidor de Roraima em parceria com o Procon, por meio do Canal de Atendimento Preliminar, que objetiva dar mais agilidade no tratamento das reclamações e redução de procedimentos administrativos dentro do órgão de defesa do consumidor.

“A Companhia tem demonstrado transparência em suas práticas, empenhando esforços para a redução do total de demandas, com um trabalho direcionado para a qualidade do atendimento e fortes investimentos em infraestrutura que podem ser observados no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas)”, informou em nota.

O deputado coronel Chagas (PRTB), que preside a CPI da Telefonia, informou que as reclamações com relação aos serviços prestados estão no dia-a-dia. “O fato é que a Tim tem poucas torres de repetição de sinal. Temos mais de 4 mil linhas por antenas, um número elevado”, disse.

O questionamento sobre os investimentos futuros da empresa para a melhoria na prestação dos serviços no estado foi respondido de maneira vaga, segundo o parlamentar. “Estabelecemos um prazo para que isso seja enviado à CPI. O que nós queremos é mais investimento para que tenhamos uma telefonia de qualidade”, ressaltou.

 

Secom/ALE-RR