Viver de forma acelerada traz prejuízos; faça o teste e veja se é seu caso

659

A recomendação é ficar atento para ver se a agitação é um aspecto da personalidade ou indício de problemas

Ser muito agitado, fazer várias coisas ao mesmo tempo, não parar um minuto. A princípio, tais características não constituem um problema, apenas um estilo de comportamento e de vida. A questão merece atenção se o excesso de atividade compromete o necessário descanso, ou se por trás existe uma situação emocional de fuga ou algum transtorno como a hiperatividade.

“Neste último caso, a pessoa inicia muitas tarefas, mas se perde no meio”, salienta Blenda de Oliveira, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Por isso, a recomendação é ficar atento para ver se a agitação é um aspecto da personalidade ou indício de algum problema.

“Algumas pessoas, naturalmente, têm mais disposição e conseguem realizar um grande número de atividades, seja porque nasceram como essa aptidão ou a desenvolveram com os anos. Outras, devido à ansiedade extrema, estão sempre correndo para resolver tudo ao mesmo tempo, não suportam deixar nada para depois. E há aquelas que são portadoras do Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), que, como já foi dito, traz embutida a dificuldade de dar continuidade e manter o foco nas ações”, analisa Miriam Barros, psicóloga clínica pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e psicodramatista pela PUC-SP