Vitamina C consegue eliminar bactérias da tuberculose em laboratório

777

Pesquisa precisa ser ampliada para testes em humanos; efeito foi comprovado em bacilos multirressite

Pesquisadores da Universidade de Yeshiva, em Nova York anunciou nesta quarta-feira uma descoberta surpreendente, que pode se transformar em uma forma mais simples e barata de combate a tuberculose multirresistente, aquela em que os tradicionais coqueteis de antibióticos são incapazes de curar. Os cientistas da Yeshiva observaram, por meio de testes em tubos de ensaio, que as bactérias multirresistentes eram destruídas em ambientes com vitamina C.

Cerca de 650 mil pessoas em todo o mundo sofrem com a tuberculose multirresistente. A tuberculose ainda é uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento. Os autores do estudo afirmam agora que são necessários novos estudos para saber se o tratamento com vitamina C pode funcionar como uma droga contra a tuberculose multirresistente em humanos.

– Este é um grande estudo para levarmos em conta porque há cepas de tuberculose para as quais ainda não há remédio e, no laboratório, pudemos observar que elas podem ser mortas com vitamina C – disse o líder da pesquisa, Ibrahim Abubakar.

De acordo com o pesquisador, a vitamina C consegue turbinar a produção de oxigênio reativo, chamados de radicais livres, que atacam as bactérias que provocam a doença. Frutas cítricas e verduras, como brócolis, são boas fontes da vitamina.

Do o Globo/foto ilustrada