Videoconferência na ALE-RR aborda federalização da educação básica

701

Os participantes debateram também o projeto do senador Cristovam Buarque que cria uma carreira nacional para os professores de escolas públicas

Discutir o aumento da participação da União na educação brasileira, garantindo melhorias na qualidade do setor foi o tema da videoconferência promovida pela Interlegis do senado federal, ao vivo, direto de Brasília. O assunto “Escola de qualidade igual para todos – federalização da educação é a solução?” foi ministrado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que abordou sobre a qualidade de ensino e a necessidade premente de uma revolução no setor, e defendeu a proposta de federalização da educação básica, além da participação efetiva da União, Estados e Municípios no financiamento do setor.

“Precisamos acabar com as diferenças de qualidade de ensino entre escolas privadas e públicas. A mãe da desigualdade é a educação. Com a federalização daremos início a uma revolução no sistema educacional brasileiro”, defendeu.

Servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que atuam na área de ensino, além da Secretária de Educação, Lenir Rodrigues participaram da videoconferência. A presidenta da Escolegis, deputada Ângela Águida Portella (PSC) foi a mediadora do encontro em Boa Vista e assegurou que os debates vai estimular uma reforma significativa na educação brasileira.

“Essa temática é interessante e necessária, pois defendemos a qualidade na educação. Ela precisa ser repensada, valorizando e melhorando as condições de trabalho dos professores e acima de tudo, a qualidade de ensino nas escolas públicas”, destacou.

A secretária estadual de Educação Lenir Rodrigues, afirmou que o debate foi proveitoso pela necessidade de se discutir com o país inteiro a equidade de tratamento, para que todas as crianças tenham direito de estudar de forma igualitária. “O tratamento da política de educação é sempre um assunto que requer um debate mais aprofundado, e portanto toda e qualquer iniciativa neste aspecto é sempre bem vinda, para debatermos e ter um parâmetro para implementar esta política pública em Roraima”, destacou.

Os participantes debateram também o projeto do senador Cristovam Buarque que cria uma carreira nacional para os professores de escolas públicas e estabelece parâmetros de qualidade de infraestrutura e desempenho das escolas (PLS 320/2008).

A videoconferência também foi realizada no Rio Grande do Sul, Brasília e Rio de Janeiro.

 

Secom/ALE-RR/Foto Jonas Trindade