Venda de Peixe Vivo barateia valor de pescados em mais um município do Piauí

1391

O projeto Venda de Peixe Vivo em Feira Livre foi inaugurado em mais um município piauiense, nesta sexta-feira (22/01). Desta vez, o município de Caxingó, a 70 km de Parnaíba, terá a barraca da Associação dos Piscicultores de Caxingó oferecendo peixe de qualidade, na tradicional feira livre realizada semanalmente na Praça da Matriz.

A ideia da Feira do Peixe Vivo é abastecer a cidade com peixes frescos, aonde a própria população escolhe o pescado na hora, com preço mais barato. Além disso, o piscicultor poderá ter um contato mais próximo com o comprador.

Foram vendidos nesta primeira feira em Caxingó, 84 kg de peixes. O presidente da associação de piscicultores de Caxingó, Edmundo Ribeiro Pio, explica que se esses peixes fossem vendidos para os atravessadores, o lucro dos piscicultores seria bem menor. “Se nós fôssemos passar para o atravessador, venderíamos por seis ou sete reais, e aqui, vendemos por 10 reais. Mas, para isso, nós tivemos acompanhamento técnico da Codevasf desde o início do projeto, até hoje na venda, para fazer a comercialização direta”, disse.

peixe vivo

O técnico em aquicultura da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (CODEVASF), Rafson Varela, explica que desde agosto de 2014, a CODEVASF vem dando apoio para a associação dos piscicultores de Caxingó, através de equipamentos e capacitações. “Para isso, nós fizemos um treinamento voltado para a venda do peixe vivo, treinamento teórico e prático abordando a higiene sanitária, condições de trabalho, tipos de corte, e outros”, acrescentou.

A associação dos Piscicultores de Caxingó foi contemplada com diversos equipamentos (tanques rede, berçários, barco, motor, tarrafas, puçá, kit de análise de água, e etc) através do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), eixo inclusão produtiva, aquicultura e pesca. Este já é o sexto município do Piauí contemplado com a Feira do Peixe Vivo, com o apoio da CODEVASF. Só da associação de Caxingó são oito famílias beneficiadas diretamente.

A venda do Peixe Vivo continuará acontecendo semanalmente toda sexta-feira, e Laércio Morais, locutor e morador do município, comemora a compra do dia. “A comunidade de Caxingó recebeu com muita alegria esta novidade na venda do Peixe Vivo. Antes ninguém havia comercializado peixe dessa forma. A gente percebe a higienização do local com o material de toca, luva que eles usam, e isso nos dá mais segurança para comprar”, disse satisfeito.

Autor: Da redação com Shirley Pessoa